20/05/2019

“Viagem ao mundo das emoções” conquista equipe de Enfermagem do HGCA

Coordenadora de Enfermagem da instituição idealizou passeio em prol da saúde psíquica dos profissionais do HGCA.

 

A conselheira do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Dart Clair Cerqueira, participou juntamente com a equipe de Enfermagem do Hospital Geral Clériston de Andrade (HGCA) de uma visita a Salvador, chamada de “Viagem ao mundo das emoções” em comemoração à Semana de Enfermagem.

Durante o passeio, as(os) profissionais tiveram a oportunidade de conhecer pontos turísticos da capital, dentre eles o Museu Nacional da Enfermagem Anna Nery que fica localizado no Pelourinho.

“Durante os meus 16 anos de profissão, como técnica de enfermagem, nunca havia vivenciado um momento tão lindo e de valorização da nossa profissão, vi nos olhos dos colegas muita alegria e esperança de uma Enfermagem mais valorizada, agradeço a diretoria de enfermagem e sua equipe de gerentes por essa ação e preocupação em cuidar da saúde mental dos profissionais da instituição e que seja exemplo para outras instituições”, comentou a conselheira.

Para a coordenadora de Enfermagem do HGCA e idealizadora do passeio, Gislane Marins, é preciso estreitar os laços com o próximo para tratar a equipe com equidade.

“Coordenar uma equipe de Enfermagem não é apenas tratar de pessoas que cumprem uma carga horária, é, sobretudo entender que aquele profissional é uma pessoa que tem família, filhos, que por vezes passa por problemas emocionais que afetam indiretamente à assistência. Então a partir do momento que você conhece a realidade em que ele vive, você pode acolher esse profissional de um jeito diferenciado. São momentos como este, de experiências, viagens, que a gente consegue mais aproximação”, revelou.

Gislane também lembrou que o aumento do número de casos de suicídio de profissionais de Enfermagem no Brasil tem chamado à atenção da diretoria do HGCA.  Além de discutir o tema durante a Semana de Enfermagem, a instituição também decidiu fazer uma rede de apoio junto aos psicólogos da unidade para ajudar os trabalhadores que estão precisando de apoio.

“Nós estamos dispostas a fazer o que for possível para ajudar os nossos profissionais a combater os problemas psíquicos, essa viagem, por exemplo, é uma das ações que estamos promovendo”, afirmou Gislane.