25/03/2021

VACINA: Coren-BA disponibiliza documento sobre o papel da equipe de enfermagem na imunização da população

Com participação direta na operacionalização da vacinação contra a Covid-19,

Com participação direta na operacionalização da vacinação contra a Covid-19, os profissionais de enfermagem continuam sendo a maior categoria de profissionais da saúde expostos na linha de frente.

O Manual de Normas e Procedimentos em Vacinação do Ministério da Saúde (Brasil 2014) estabelece que “as atividades de sala de vacinação são desenvolvidas por equipe de enfermagem, desde que treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo, administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação”.

O Código de Ética dos profissionais de Enfermagem afirma ser dever do profissional “exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade”.

Qualquer conduta que não esteja amparada pelas normas citadas acima, está em total desacordo com os preceitos da profissão e não representa a classe mais atuante no combate ao coronavírus. Portanto, nesse cenário, é fundamental o esclarecimento acerca do papel da equipe e a reafirmação do compromisso de atuar com ética, profissionalismo, isonomia e seriedade.

Com base nessas informações, a Câmara Técnica da Atenção Primária à Saúde – CTAPS, elaborou um texto com Orientações Fundamentais Referentes à Vacinação escrito pelas enfermeiras Lilia Cordeiro e Natale Souza, com a colaboração de Vivian Mitiko. Clique aqui e baixe o documento.