20/05/2019

Talk show sobre “Enfermagem no Mundo” é destaque em Feira de Santana

Evento aconteceu no dia 16/05, no anfiteatro II da UEFS.

 

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia promoveu mais uma edição do “Mês da Enfermagem”, desta vez em Feira de Santana, na última quinta-feira (16/05), no anfiteatro II da UEFS. O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas, dentre profissionais e estudantes de Enfermagem.

A mesa de abertura foi composta pelo vice-presidente do Coren-BA, Handerson Santos, representando a Aben-BA, o enfermeiro Anderson Reis, a delegada do SEEB, enfermeira Cristiane Gusmão e a enfermeira Carmen Lieta, representando a UEFS.

Em seguida, o talk show “Enfermagem no Mundo” abordou a trajetória que estudantes e profissionais percorrem nos EUA e Chile quando cursam Enfermagem nas universidades. Gastos com disciplinas, estágio e como é a realidade no campo de trabalho desses países foram alguns dos assuntos tratados pela enfermeira Evanilda Souza de Santana, docente nos cursos de graduação e pós-graduação da UEFS com a moderação da enfermeira Poliana Portela.

O evento também abordou o tema terceirização, precarização dos serviços de Saúde e do trabalho em Enfermagem com a palestra do advogado Gabriel Cavalcante, mestrando em Sociologia do Direito e da enfermeira Tatiane Araújo, doutora em Enfermagem e docente da Escola de Enfermagem da UFBA.

O psicólogo Diego Silva Magalhães, fundador do Grupo de Estudos  Psicanalíticos Feirense, tratou do adoecimento no mundo trabalho revelando causas e sintomas de problemas emocionais que desencadeiam a Síndrome de Bournout, ataque de Pânico e depressão.

A enfermeira Sheila Ribeiro Amorim, pós-graduada em Enfermagem do Trabalho, encerrou o evento com a palestra sobre o “Empoderamento da(o) Profissional da Enfermagem”.

As enfermeiras fiscais Evellyn Moura, Tatiane Galvão e Fábia Quele participaram da produção do evento juntamente com a conselheira do Coren-BA, Dart Clair Cequeira.