01/07/2013

SUS vai disponibilizar vacina contra o HPV

 

9efa8-vacina

O Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta segunda-feira (1º), que vai incorporar a vacina contra o HPV (papilomavírus humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). Serão adquiridas 12 milhões de doses inicialmente.
Os novos casos de HPV registrados no Brasil em 2012 chegam a 17,5 mil. O HPV é uma das principais causas de câncer do colo do útero.Swerá priorizada inicialmente a imunização de meninas de 10 e 11 anos. No início de 2014, serão instalados postos de vacinação nas escolas públicas, além da oferta da vacina pelos postos de saúde, para atingir este público. Também serão realizadas campanhas em escolas particulares.

A vacina, produzida pelo Instituto Butantã e pela Merck, será administrada em três doses, e protegerá contra quatro subtipos de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois últimos são os que causam o maior risco de câncer.

Decisão – Na última semana, foi publicada no Diário Oficial da União a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de vacinar mulheres com mais de 25 anos contra o HPV. Antes, a aplicação da vacina era limitada a mulheres de 9 anos a 25 anos.