25/01/2013

Seminário sobre profissões de saúde discute a Enfermagem

Como parte do componente curricular “Saúde, Educação e Trabalho”, ministrado

Como parte do componente curricular “Saúde, Educação e Trabalho”, ministrado pela professora Carmen Teixeira, as alunas Geraldina Medeiros, Jamile Cotinguiba e Sheila Lima do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), realizaram, no último dia 18, seminário para discutir a Enfermagem. O objetivo foi oferecer aos estudantes maiores informações sobre a área para ajudá-los a decidir sobre qual profissão seguir.

A presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro, foi uma das convidada e, segundo a equipe organizadora, “trouxe relatos incríveis de vivências pessoais e contextualizou o desenvolvimento da Enfermagem no Brasil e na Bahia de maneira a engrandecer o seminário”. Além de um histórico sobre a profissão, também foram analisadas a situação atual e as perspectivas em termos da inserção dos profissionais no mercado de trabalho em saúde e as formas de representação e participação política no setor.

A professora Carmen Teixeira enfatizou a relevância da participação das entidades representativas dos profissionais de saúde, a exemplo do Coren-BA, em atividades dessa natureza. Carmen destacou ainda a importância da sensibilização feita pela presidente Maria Luisa, no que se refere aos aspectos humanitários, característicos da profissão de enfermagem. Para a presidente, essa conscientização, feita ainda na formação dos estudantes, é essencial para o fortalecimento da categoria.

logo-ufba (1)