08/08/2017

Seminário de Fiscalização tem início nesta terça-feira (8)

Oficina de Dimensionamento marca o primeiro dia do Seminário

Presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro, abre Seminário de Fiscalização.

Mais uma edição do Seminário de Fiscalização começou nesta terça-feira (08), reunindo as enfermeiras e enfermeiros fiscais de todas as Subseções do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), no auditório da Sede do Conselho. A presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, abriu o evento que segue até quinta-feira (10). Maria Luísa destacou a importância do enfermeiro fiscal e de como ele se coloca diante da saúde, especialmente, em momentos de crise como a que o Brasil enfrenta hoje. “Nós somos agentes sociais e políticos de transformação e de enfrentamento num momento como este em que o SUS enfrenta um esfacelamento, é nosso papel defender uma atenção de qualidade, inclusiva e democrática e um Sistema de Saúde Universal”, afirmou a presidente.

A psicóloga, Melissa Roters Coutinho, conduziu dinâmica de grupo com as fiscais

O Seminário de Fiscalização acontece todos os anos com o intuito de capacitar e atualizar os enfermeiros fiscais e afinar suas práticas. Este ano, a programação conta com dinâmicas de grupo, oficinas de dimensionamento e de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), palestra sobre o Abordagens e Processo Fiscalizatório na Atenção Básica, além de discussões sobre Fluxos e Organização do Departamento de Fiscalização.

Cleide Canavezi discutiu dimensionamento de pessoal com a equipe de fiscais do Coren-BA

Este primeiro dia de programação começou com dinâmicas de grupo conduzidas por Melissa Roters Coutinho, psicóloga, especialista em Somatic Experiencing (S.E.) e Coaching com PNL. As atividades do dia seguem com a Oficina de Dimensionamento, promovida pela especialista em Gerenciamento de Enfermagem e coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN/Cofen), Cleide Mazuela Canavezi.

Para a enfermeira fiscal Ângela Monteiro Morais, coordenadora de fiscalização (Seção Salvador), o Seminário é um momento em que todos os fiscais das regionais se encontram para trocar experiência, se capacitar, tirar dúvidas, adquirir mais conhecimentos para que esses conhecimentos sejam aplicados nos processos de fiscalização que são tão importantes para o controle do exercício profissional da enfermagem. “Esses momentos são importantes para que a fiscalização se empodere do seu papel enquanto agente de transformação e fiscalização dos serviços de saúde, já que a enfermagem é protagonista desses serviços”, ressaltou Ângela.