10/08/2017

Seminário de Fiscalização 2017 – Enfermeiras(os) debateram a fiscalização na Atenção Básica

Fiscais se reuniram na sede do Coren-BA em terceiro dia de seminário

O Seminário de Fiscalização 2017 chegou ao fim no último dia 10/8. Enfermeiras(os) fiscais discutiram as abordagens do processo fiscalizatório na Atenção Básica com Denise Rodrigues Diniz, especialista em Saúde Coletiva com ênfase na Atenção Básica e Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde. Eles debateram também os principais Fluxos e Procedimentos Operacionais Padrões (POPs) do Departamento de Fiscalização (Defis).

A enfermeira fiscal da Subseção do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) em Paulo Afonso, Manuela Miranda, avaliou o Seminário como um momento muito rico e importante para a fiscalização. Ela afirmou que, embora o trabalho de fiscalização no interior do estado seja solitário e os fiscais estejam distantes geograficamente, a tecnologia tem permitido uma aproximação e viabilizado partilha de ideias, dúvidas e experiências. No entanto, pontuou Manuela, “nada substitui o contato, nem todos tem a mesma afinidade com a tecnologia, e, às vezes, o outro pode interpretar o que você escreveu de outra forma, o que não acontece nesses encontros presenciais, aqui, no olho a olho, as coisas ficam mais claras e esses momentos são de extrema importância para nós”.

A programação do Seminário foi montada com base em um levantamento que a gerência do Defis fez com as enfermeiras e enfermeiros fiscais, diagnosticando os assuntos em que eles encontravam mais dificuldades de atuação e os assuntos prioritários. A enfermeira fiscal da Subseção de Juazeiro, Patrícia de Sales Ferraz, achou os temas abordados no Seminário muito pertinentes à atuação cotidiana da fiscalização e sobre a programação desta quinta-feira (10), ela destacou o quanto é relevante focar na Atenção Básica.  “Nossa demanda é maior na área hospitalar, então, a Atenção Básica acabava não recebendo tanta atenção, pela própria rotina do processo de fiscalização. Mas temos percebido a importância de direcionar o olhar para a Atenção Básica, pois quando se fortalece a Atenção Primária, se diminui a demanda hospitalar”, afirmou.

O Seminário de Fiscalização acontece todos os anos com o intuito de capacitar e atualizar os enfermeiros fiscais e afinar suas práticas. Este ano, a programação contou com dinâmicas de grupo, oficinas de dimensionamento e de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), palestra sobre o Abordagens e Processo Fiscalizatório na Atenção Básica, além de discussões sobre Fluxos e Organização do Departamento de Fiscalização.

Leia as matérias referentes aos outros dias do seminário nos links abaixo:

08/08/2017 – Seminário de Fiscalização tem início nesta terça-feira (8)

09/08/2017 – Seminário de Fiscalização discute a SAE neste segundo dia