21/11/2017

Seminário aborda Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde

Coren-BA apoia a expansão das PICS no estado

Na manhã da última segunda-feira (20), aconteceu o I Seminário de Práticas Integrativas (PICS) no auditório da sede do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-Ba), nos Barris.

A abertura do evento foi realizada pela presidente da autarquia, Maria Luisa de Castro Almeida, que salientou a importância da mobilização pública para maior adesão das PICS no Sistema Único de Saúde. “As práticas integrativas fazem parte da política do Ministério da Saúde desde 2006, mas só vão acontecer nos municípios com a adesão das pessoas, com a pressão popular e com o comprometimento dos profissionais com a promoção da saúde”, frisou a presidente.

Yoga, acupuntura, meditação, musicoterapia, reike e reflexoterapia são algumas das PICS mais conhecidas do público em geral, mas para destacar uma das práticas e divulgar seus benefícios para o público presente, a enfermeira Louisa Huber iniciou a apresentação com orientações sobre o Qi Gong, um sistema de múltiplos exercícios para desenvolvimento da força (física, energética, mental ou espiritual).

Durante a sessão, os participantes ficarem de pé, realizaram diferentes movimentos com o corpo, trabalhando principalmente a respiração e o equilíbrio energético.  No final da atividade, todos os relatos foram positivos, as pessoas se sentiram mais dispostas e relaxadas. Além disso, alguns participantes contaram que sentiram alivio de dores após a prática dos exercícios.

Louisa Houber também realizou uma palestra sobre o panorama atual das PICS no Brasil, destacando a importância do Coren-BA na participação dos projetos realizados no estado.“Na última semana de enfermagem, a autarquia reservou um espaço para divulgação e prática das PICS, também incluiu nosso trabalho em outros eventos com a realização de Yoga, Qi Gong, terapias comunitárias, além de constituir um grupo de trabalho sobre o tema”, contou a enfermeira.

A programação contou ainda com uma mesa redonda sobre a utilização das PICS em instituições de saúde pública de Salvador e de outros municípios, quando os profissionais puderam compartilhar suas experiências. Além disso, o evento contou também com a participação das terapeutas Érika Predes, Suzana Bello e Gilzélia Vone da Formação Internacional em Análise Bioenergética, com a execução de exercícios de relaxamento corporal.

No final da atividade, os participantes experimentaram diversos tipos de práticas integrativas como auriculoterapia, aromoterapia, frequência de brilho, reike e reflexoterapia, num ambiente descontraído ao som de músicas da natureza.