22/05/2017

Semana Integrada de Enfermagem da Bahia em Salvador (Galerias de Fotos)

O acolhimento ao público que compareceu à abertura da Semana Integrada de Enfermagem da Bahia, edição de Salvador, realizada no Hotel Fiesta, nos dias 18 e 19 de maio, ficou a cargo do Grupo Toque da Terra com as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) e participação de alunos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública que fazem trabalho voluntário com as PICS.

 

Na cerimônia de abertura, mesa composta por representantes das entidades ligadas à Enfermagem: presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do estado da Bahia (SINDATE-BA), Rives André do Nascimento, presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB), Lúcia Esther Duque, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Bahia (ABEn-BA), Tânia Neves Bulcão, e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) Maria Luísa de Castro Almeida.

 

A médica Diana Pedral, coordenadora do ambulatório de PICs do Hospital Universitário Professor Edgar Santos (HUPES),  deu início às palestras. Ela abordou em sua apresentação a vida e obra de Florence Nightingale (1820 1910), a criadora da moderna enfermagem.

 

Na sequência, foi proferida a conferência “A democracia e a garantia do direito universal à saúde”, a conferencista, professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Petilda Vasquez, abordou o tema democracia e as relações de trabalho. Tânia Bulcão foi a mediadora da mesa.