09/04/2013

Reunião com presidente da Câmara dos Deputados reivindica aprovação do projeto das “30 Horas”

  Representantes do “Fórum Nacional 30h jᔠe da luta
 

Representantes do “Fórum Nacional 30h jᔠe da luta pela aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000 se reuniram com o presidente da Câmara

Representantes do “Fórum Nacional 30h jᔠe da luta pela aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000 se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, no início da tarde de hoje (9) para pressionarem a votação do PL e discutirem os impactos da aprovação e os motivos pelos quais até hoje ainda não foi apreciado pelo Plenário da Câmara.

A Deputada Estadual Enfermeira Rejane Dias, do Rio de Janeiro, iniciou a conversa relatando a história da regulamentação da jornada da Enfermagem, assim como os empecilhos que retardam o andamento da tramitação. “Somos quase 2 milhões de trabalhadores lutando pela causa”, ressalta a Deputada. Prossegue a deputada afirmando que “a maioria das categorias da saúde já tem a regulamentação de suas jornadas, portanto, a Enfermagem apenas deseja concretizar sua luta de mais de 13 anos, já que é a principal força de trabalho da rede pública de saúde”.

Osvaldo Albuquerque, presidente interino do Conselho Federal de Enfermagem, reforçou que mais de 400 assinaturas de Deputados Federais, que apóiam o projeto, já foram recolhidas, reforçando a grande chance de vitória se o projeto for colocado em votação.

Foi lembrado, ainda, o compromisso da Presidente Dilma Rousseff com a aprovação do PL, em carta assinada em sua campanha eleitoral de 2010 e ratificada pelo Ministro Alexandre Padilha, coordenador nacional da campanha na época. Em seu texto, a Presidente se compromete com a Enfermagem a fim de garantir a regulamentação.

Haverá nova reunião para que seja decidido quando poderá entrar em pauta a votação do PL. “Eu me comprometo, de que na reunião dos líderes, colocarei o assunto em análise” prometeu o deputado Henrique Eduardo Alves. “Nós contamos com seu apoio na reunião de líderes”, reforçou o Deputado Wilson Filho, Líder da Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem.

Estiveram presentes na reunião representando o Cofen o Presidente Osvaldo Albuquerque, o Conselheiro Federal Antônio Marcos Freire Gomes e o Assessor de Assuntos Institucionais, Manoel Neri, assim como o Deputado Federal Wilson Filho, Deputada Federal Jandira Feghali, Deputada Estadual Rejane e entidades representativas da Enfermagem.

Fonte: Cofen