26/02/2013

Rastreamento de Câncer de Mama acontece em mais três cidades do interior do estado

As atividades do Programa Estadual do Rastreamento de Câncer de Mama chegarão em mais três cidades do interior da Bahia: Ribeira do Pombal, Itatim e São Felipe. A etapa, em Ribeira do Pombal acontecerá na rua Pedro Rodrigues da Conceição, nº 540, antiga Av. Hildete Lomanto (ao lado da Rádio Pombal FM), com início nesta segunda-feira (25) e seguirá até o dia 8. Em Itaitim será na Avenida Getúlio Vargas, nº 435, Centro, desta segunda-feira (25) até o dia 2. Já em São Felipe, a ação terá inicio nesta terça-feira (26) e seguirá até o dia 7, na Praça Carlos Moura, Centro (em frente ao Colégio Renato Medrado).

Nestas três cidades, o programa deve atender cerca de 5 mil mulheres. O público alvo para o rastreamento é formado por mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária mais acometida pelo câncer de mama. Além das mamografias, num segundo momento, serão feitos exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas através do exame.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgicos, quimioterápico e radioterápico será realizado em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de referência para a região de saúde. Para realizar o exame a mulher deverá procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua área de abrangência, ou se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde portando Carteira de Identidade e Cartão Nacional de Saúde.

laco_rosa

I.P./DRT. 2697/Ba

/Saúde da Mulher/Rastreamento 3 cidades