14/06/2013

Presidente participa da II Semana de Enfermagem do Hospital Português

1df1c-Lu--sa-HPCom a palestra Indicadores de Enfermagem: onde, quando, como e por quê? a presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, falou aos profissionais de enfermagem do Hospital Português na manhã desta quinta-feira (13), durante a II Semana HP de Enfermagem, no auditório Adélia Carvalho do Centro Médico do Hospital Português.

Para falar dos indicadores de enfermagem, a presidente discorreu sobre os conceitos que deram início a implantação do processo de certificação da qualidade nas empresas, aplicados primeiro na Indústria e que nortearam também os sete pilares da qualidade na área da Saúde: Eficácia, Efetividade, Eficiência, Otimização, Aceitabilidade, Legitimidade e Equidade.

Maria Luísa ressaltou que o conhecimento da legislação é imprescindível para que as categorias conheçam melhor o seu papel e com isso colaborem para diminuição dos indicadores negativos na atuação da enfermagem: “Precisamos conhecer as nossas leis, decretos e o nosso código de ética para que estejamos respaldados”.

A presidente aproveitou para falar do papel do Conselho e da oportunidade de estar convivendo, à frente da atual gestão, com diferentes gerações da enfermagem, destacando a importância da participação de todos nas atividades da Autarquia. “Estamos trabalhando arduamente para que o Coren-BA esteja cada vez mais ao lado dos auxiliares, técnicos e enfermeiros e enfermeiras do nosso Estado”.

A programação da Semana de Enfermagem do Português vai até à tarde de hoje com mesas redondas, palestras, talk show, conferências e um painel, programado para as 14h30, que tem como palavras chave Propósito, Dedicação, Engajamento e Profissionalismo. A conselheira do Coren-BA e coordenadora do Núcleo Bahia dos Anjos da Enfermagem, Neuranides Santana, falará sobre o desenvolvimento do projeto no Estado.