10/07/2019

Presidente do Coren-BA participa de 2º Encontro de Ciência e CME em Pauta

O evento que teve como objetivo agregar profissionais e gestores da área de CME para discutirem as boas práticas do processamento de produtos par ...

 

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Inez Alves de Farias, participou junto às enfermeiras Tânia Bulcão, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Bahia (Aben-BA), Fabíola Queiroz, presidente do Grupo de Ciência e CME (CIME) e Thamara Dourado representando a Associação Baiana de Epidemiologia e Controle de Infecção (ABECI) da mesa de abertura do 2º Encontro de Ciência e CME em Pauta que aconteceu no sábado (06/07), no Hotel Mercure em Salvador.

O evento que teve como objetivo agregar profissionais e gestores da área de CME para discutirem as boas práticas do processamento de produtos para saúde também proporcionou o debate sobre os avanços tecnológicos no contexto das CMEs no Brasil e no mundo.

Para a presidente do Coren-BA, o encontro contribuiu para a valorização da categoria, principalmente por promover a integração entre as(os) profissionais. “O Coren-BA está à disposição para apoiar iniciativas de qualificação direcionadas aos profissionais que trabalham em centros, cirúrgicos e material esterilizado”, comentou Maria Inez.

Segundo Fabíola Queiroz, presidente do Grupo CIME, o evento contou com a presença de 120 participantes que tiveram a oportunidade de assistir palestras de referências nacionais e internacionais como as enfermeiras Teresinha Neide de Oliveira (Fortaleza), Rafaela Maranhão (Recife) e Elena Lorenzo Marfil (Espanha).

“Os temas discutidos permearam entre os principais desafios enfrentados na prática e como agregar melhorias aos contextos das CMEs no Brasil e principalmente no Nordeste, bem como a discussão sobre as consultas públicas vigentes e os processos seguros em CME, incluído os desafios frente à implementação da robótica na Bahia”, comentou Fabíola Queiroz.

A primeira palestra do encontro teve como tema “Desafios da CCIH no contexto da CME” e foi ministrada pela enfermeira Thamara Dourado que destacou assuntos de grande repercussão entre os setores. “Este evento é de suma importância para os profissionais de enfermagem, porque promove a troca de experiências e contribui com discussões que despertam o senso crítico”, comentou.

Thamara Dourado é membro da ABECI, associação fundada em maio de 2018, que surgiu com um grupo de 11 representantes, os quais realizavam reuniões científicas para discussão do controle de infecções.