02/12/2013

Presidente do Coren-BA discute atuação ética com profissionais de Senhor do Bonfim

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, palestrou para cerca de 100 profissionais durante o seminário Responsabilidade Legal no Exercício Profissional da Enfermagem, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas, Beneficentes e Religiosas e em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde Rede Privada), na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, nessa sexta-feira (29).

Luisa-Destaque

Em um processo dinâmico e participativo, os profissionais puderam interagir e tirar dúvidas sobre a atuação do conselho, como pode ser feita uma denúncia de infração ética, quais as penalidades previstas no Código de Ética da Enfermagem, quais atenuantes e agravantes são considerados em um processo e foram incentivados a se apropriarem da legislação que regulamenta a enfermagem para uma atuação segura e responsável. A presidente ressaltou a importância da aproximação dos trabalhadores com as organizações representativas de classe e com o Coren. “É preciso conhecer a função de cada organização para que se possa cobrar de forma adequada e contribuir”.

DSCN1631

Maria Luísa lembrou que o tema discutido no seminário está previsto em um dos eixos de atuação da gestão Novo Tempo no Coren Bahia – 2012/2014 e que é prioridade a interiorização das ações do Conselho. “A atual gestão do Coren-BA tem desenvolvido ações que visam contemplar os profissionais inscritos em todo Estado. Este ano foi feito um planejamento para reformulação do Departamento de Fiscalização com uma nova dinâmica de atuação do setor, que será viabilizada através da realização de concurso público para contratação de mais profissionais , inclusive com vagas experimentais para nível médio. Outra iniciativa bem sucedida foi a realização de fóruns de discussão sobre Processos Éticos em todas as 12 subseções”, explicou.

Para o diretor do Sindsaúde e organizador do evento, Rives André, a explanação da presidente foi bastante esclarecedora.  “Havia um anseio dos profissionais para saber mais sobre o que o Coren está fazendo. Foi muito proveitosa a presença da presidente aqui hoje”. Rives agradeceu a outras entidades que também apoiaram o trabalho e tiveram representantes na mesa de abertura, a exemplo da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Bahia (ABEn-BA), Sindicato dos Enfermeiros da Bahia (SEEB), Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN), Grupo Proativo do hospital Otávio Mangabeira, Coren-RJ e Coren-CE, ao presidente da Câmara de Vereadores, Laércio Muniz, ao Secretário de Saúde, Washington Sobreira e ao prefeito de Senhor do Bonfim, Dr. Edvaldo Martins Correia. Em seu discurso, o presidente do Sindsaúde, Raimundo Carvalho, falou sobre a formação de lideranças. “Precisamos de representantes no interior para fortalecimento da Enfermagem”.

 DSCN1680