20/04/2017

Pré-Conferência para discutir a reformulação do Código de Ética acontece em Salvador

Propostas da Bahia serão apresentadas na Conferência Nacional sobre Ética na Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoveu, nesta quinta (20), das 9 ás 17 horas, a edição de Salvador da Pré-Conferência para discutir a construção do novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. O evento aconteceu na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA), sob orientação da enfermeira Aline Soares e do enfermeiro Handerson Santos, colaboradores da Comissão de Reformulação do Código de Ética do Coren-BA. O objetivo das Pré-Conferências é reunir o maior número possível de contribuições dos profissionais baianos. As propostas da Bahia serão apresentadas na Conferência Nacional sobre Ética na Enfermagem (Coneenf), no mês de junho.

Handerson Santos destacou a qualidade do debate, afirmando que as decisões foram tomadas democraticamente, com votação quando havia divergência de ideias, buscando um consenso para a construção da colaboração do estado da Bahia à reformulação do Código de Ética . “A discussão em Salvador foi bastante profícua, pela participação de diversos atores do campo da enfermagem: técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, enfermeiras, RTs , pessoal que trabalha com dimensionamento de pessoal em diferentes serviços de saúde. Todos aqui presentes. Isso é importante para a gente. Estamos muito felizes pela quantidade de pessoa e pela qualidade da participação”.

A enfermeira Cecília Barreto foi dar a sua contribuição e  falou da necessidade da reformulação do Código de Ética, observando as mudanças nas políticas de saúde, nas atribuições dos profissionais e nos novos campos de atuação que se abriram ao longo dos anos. Ela destacou a importância da participação dos profissionais. “Esta é a lei que nos defende, nos protege e nos pune também. Estamos diretamente ligados a isso. É preciso que se tenha participação ativa de todos para juntos fortalecemos nossas categorias de trabalho”.

Consulta Pública – O Cofen já abriu consulta pública sobre Novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. A consulta ficará disponível até 18 de maio. Acesse, cadastre-se e contribua com o aperfeiçoamento da Enfermagem brasileira. As colaborações serão consolidadas pela comissão e levadas à Coneenf.

Clique aqui e acesse a programação completa das pré-conferências do Coren-BA em outras cidades da Bahia.

Leia tambémVitória da Conquista reúne profissionais em pré-conferência par discutir reformulação do Código de Ética