Pesquisa nacional evidenciará práticas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde
Com o objetivo de compreender as práticas de Enfermagem contextualizando cenários de atuação e perfis de enfermeiros e enfermeiras do Brasil, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (Abefaco); e, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS); realizam a pesquisa nacional “Práticas de Enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde” (APS).
No Brasil, enfermeiros(as) da APS são responsáveis pelo cuidado individual, familiar e comunitário, colaborando para bons resultados do sistema de saúde, embora enfrentem diversos desafios. Nesse sentido, conhecer práticas clínicas especializadas e informadas em evidências científicas é uma estratégia para mudanças diante do quadro de dificuldades enfrentadas por estes profissionais.
Para tanto, serão aplicados questionários online e realizadas entrevistas com enfermeiros(as) de todo o país. De acordo com o Comitê Científico e Gestor da pesquisa, os resultados da investigação contribuirão para produzir conhecimento científico, regular a profissão da Enfermagem e subsidiar gestores na elaboração e implementação de políticas públicas.
Somente enfermeiros(as) da APS e/ou Estratégia Saúde da Família (ESF) estão convidados a participar. O acesso ao questionário pode ser feito diretamente por meio deste link: https://questionarios.unb.br/index.php/318638?lang=pt-BR ou, nos sites do Cofen (cofen.gov.br); Ecos/UnB (ecos.unb.br); Conasems (conasems.org.br); Conass (conass.org.br) e Abefaco (abefaco.org.br).
Dúvidas ou outras informações, favor entrar em contato por meio do telefone (61) 3107-1820.
Veja Mais
- 16/04/2021 15:55
Comissões de Ética são empossadas nos Hospitais Manoel Victorino e Professor Eládio Lassére - 16/04/2021 11:33
Coren-BA repudia o movimento das empresas de saúde contra a enfermagem do Brasil - 08/04/2021 17:27
Cofen/Coren apura denúncias sobre a vacinação contra covid-19 - 08/04/2021 12:47
Setor financeiro do Coren-BA recebe visita técnica do Cofen - 07/04/2021 15:13
Fiscalização notifica Hospital Regional da Chapada por subdimensionamento de pessoal de Enfermagem