22/02/2020

Operação Especial de Carnaval: Coren-BA vistoria 10 módulos de saúde durante a folia

Pelo segundo ano consecutivo, o Coren-BA vai à maior festa de rua do mundo fiscalizar o exercício profissional da enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), através do Departamento de Fiscalização (Defis), Procuradoria Geral e Conselheiras(os), vistoriou 10 módulos de saúde instalados no circuito Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho). As visitas foram realizadas nos postos localizados na Praça do Terreiro de Jesus, na ladeira Montanha, Praça da Piedade, Politeama, Campo Grande (Estacionamento do Teatro Castro Alves), Farol da Barra, Shopping Barra, Morro do Gato, Sabino Silva e Ademar de Barros.

Para a enfermeira fiscal Ângela Morais, o trabalho de orientação realizado pela fiscalização no ano passado foi colocado em prática. “Vimos que a grande maioria das(os) profissionais  estava portando a carteira de identidade profissional, o que é muito importante, além de ser uma exigência  legal”, explicou a enfermeira.

De acordo com a Primeira Tesoureira do Coren-BA, Aline Soares, houve uma melhora significante do cumprimento dos pré-requisitos que as(os) profissionais devem atender para exercer a profissão. Dentre as novidades, a equipe de fiscalização destacou também  a presença de regimento interno de enfermagem e dos POP´s (manual de procedimento operacional padrão) nos módulos de saúde, irregularidades que foram sinalizadas no ano passado e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) resolveu este ano.

“A receptividade das(os) profissionais foi muito boa, inclusive tiraram dúvidas sobre situações que ocorrem cotidianamente nas unidades de saúde onde desempenham suas funções. Um exemplar contendo as mais importantes legislações de enfermagem foi entregue aos presentes e este ano inovamos utilizando um selo de fiscalização, o qual indica que a unidade foi fiscalizada. É papel dos conselhos profissionais fiscalizar o exercício profissional em defesa da sociedade e o Coren-BA não deixará de cumpri-lo. Onde tem enfermagem, tem orientação e fiscalização”, afirmou Aline Soares.

Equipe:

Enfermeiras Fiscais: Ângela Morais e Tamyris Bastos

Conselheiras(os): Adriana Coelho, Aline Soares, Cândida Pereira, Cláudia Magalhães, Dirlaine Cristina, Fernando Teixeira e Helena Gomes

Motorista: Ciro Cardoso e Aécio