22/10/2017

Nova sede do Coren-BA é inaugurada

Presença de entidades ligadas à enfermagem, culto ecumênico e manifestações artísticas marcaram o evento

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) inaugurou, na última sexta-feira (20), o novo prédio que, a partir de agora, abrigará a sede da entidade. Após pouco mais de um ano de reforma, o edifício com cinco pavimentos, doado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em 2008, vai poder, finalmente, acolher os quase 120 mil profissionais inscritos, com a estrutura que eles merecem. A cerimônia de inauguração contou com representantes de diversas entidades ligadas à saúde, sindicatos, conselhos profissionais e instituições de ensino em enfermagem.

O presidente do Cofen,  Manoel Neri,  veio prestigiar este momento tão importante para a enfermagem baiana e acompanhou a presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, no momento de descerramento da placa de inauguração da nova sede.  Em seguida, os presentes assistiram ao lançamento do painel em homenagem a mãe Stella de Oxossi, obra da artista plástica Nila Carneiro.

No auditório do Conselho, a solenidade foi marcada por um culto ecumênico proferido por representantes de quatro segmentos religiosos: o padre Gregórios Abreu, da Paróquia Católica Ortodoxa Santa Mãe de Deus; o pastor Josenias Dias da igreja Batista Casa de Davi; do espírita Joseval Carneiro e da filha de santo Rose Maia, do Terreiro Ilê Axê Opô Afonjá, representando Mãe Stella.

Além dos presidentes do Cofen e Coren-BA, compuseram a mesa solene a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Bahia  (ABEn-BA), Tânia Bulcão; a diretora do Museu Nacional de Enfermagem (Munean), Júlia Lemos;  o superintendente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Jassicon Queiroz; a diretora da Escola de Enfermagem da UFBA, Carolina de Souza Machado.

Ainda homenageando Mãe Stella, Julia Lemos lembrou que o Munean dispõe de uma parte da biografia de ialorixá, que ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia. A diretora do Munean  apresentou um texto em que contou a trajetória de vida, trabalho e obra de Mãe Stella.

Manoel Neri parabenizou a presidente Maria Luísa  e o plenário do Conselho, destacando os esforços  feitos para superar os problemas e conseguir reformar e adaptar o imóvel, cedido pelo Cofen,  transformando em realidade o que foi pensado desde o início da primeira gestão. “O imóvel ficou belíssimo e tenho certeza que vai responder àquilo que os profissionais de enfermagem do estado da Bahia esperam do Coren Bahia”.  O presidente do Cofen fez questão de enfatizar o protagonismo do Coren-BA na luta para garantir o direito mais fundamental para os profissionais de enfermagem “o direito de poder trabalhar e atender aos usuários do Sistema Único de Saúde”, lembrando a suspensão da liminar concedida ao Conselho Federal de Medicina (CMF), limitando a atuação dos enfermeiros.

Maria Luísa saudou os presentes e, em seu discurso de agradecimento, destacou os impactos da decisão liminar a favor do CFM: “Durante o mês de outubro, a enfermagem brasileira mostrou sua força e sua importância para a saúde pública, numa verdadeira lição de cidadania, ao derrubar a decisão liminar que cerceia a prática da enfermeira na Atenção Básica”.  A presidente declarou que a este sentimento de vitória e força para a luta, junta-se a alegria com a entrega da nova sede à enfermagem baiana e aos funcionários do Conselho. “Isso é mais do que a concretização de um sonho, colocado como meta na gestão 2012/2015, quando nos comprometemos a requalificar a estrutura física e administrativa do nosso Regional, que figura entre os cinco maiores do Sistema Cofen /Conselhos Regionais. Ao falar sobre o final de sua segunda gestão, a presidente comemorou. “Não conseguimos fazer tudo o que planejamos, mas temos certeza de que fizemos muito mais do que foi planejado”.

Uma sede nova, um novo atendimento –  Localizado na Rua General Labatut, 273, próximo à Biblioteca Central dos Barris, o prédio conta com amplo espaço para atendimento aos inscritos, sala de reunião, auditório e reúne todos os departamentos do Conselho, que, anteriormente, estavam divididos em dois imóveis.

O prédio da nova sede tem cinco pavimentos amplos que, com a reforma, foram redivididos e planejados para dar mais conforto tanto aos funcionários do Coren-BA, quanto aos profissionais de enfermagem em atendimento. Todos os setores foram ampliados e toda climatização, iluminação e disposição dos espaços foram criteriosamente planejados para dar mais conforto aos profissionais de enfermagem e aos colaboradores do Coren-BA.

O novo auditório é maior que o anterior, possibilitando um aumento de público nos cursos e eventos realizados na autarquia. Próximo ao auditório há uma área de coffee break integrada à cozinha e um banheiro maior que o dos outros pavimentos para atender ao fluxo mais intenso de pessoas. Além disso, a área de estacionamento será um espaço multiuso, podendo ser utilizada também para eventos.

Segundo o engenheiro responsável pela obra, Rogério Menezes, a acessibilidade foi uma preocupação prioritária no projeto de reforma, já que antes o prédio não atendia às normas. “Nossa preocupação era fazer com todos tivessem pleno acesso a cada um dos pavimentos do prédio, a começar pela entrada, onde foi colocada uma plataforma elevatória, devido ao desnível entre a rua e o pavimento térreo”, afirma Rogério.

Comparada à sede anterior, a nova será ainda mais próxima da estação de metrô e terminal de ônibus da Lapa, maior terminal rodoviário da cidade de Salvador, apenas 350 metros de distância.