30/09/2021

Indicada pelo Coren-BA, técnica de enfermagem Maria do Carmo Oliveira recebe Prêmio Anna Nery

Maior prêmio concedido pelo Cofen à Enfermagem brasileira foi entregue neste quarta-feira (29), no 23º CBCENF.

 

Profissionais de Enfermagem indicados pelos Conselhos Regionais e Federal receberam, na noite desta quarta-feira (29), o maior prêmio concedido pelo Cofen à Enfermagem brasileira. A profissional indicada pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) para receber a honraria desta edição foi a técnica de enfermagem Maria do Carmo Oliveira, de 61 anos, por se destacar pela ética e dedicação à profissão.

Formada pela Escola de Formação Técnica em Saúde Carneiro do Vale, em 2005. Em 2006, Maria do Carmo Oliveira foi aprovada em concurso público no município de Ourolândia-BA, assumindo a vaga de técnica de enfermagem na Unidade de Saúde do Distrito de Lagoa do 33, zona rural localizada a 50 Km de distância da sede, onde exerce suas funções com zelo e presteza até os dias atuais.

“Para mim é uma honra receber este prêmio hoje. São 16 anos atuando no campo da saúde. Ser reconhecida e homenageada por todos esses anos de história só me incentivam a continuar fazendo o melhor”, comentou Maria do Carmo Oliveira.

Sua atuação no serviço de saúde do município destacou-se desde sempre e a levou ao reconhecimento popular. Reconhecimento este, que a elegeu, em 2012, como vereadora de Ourolândia. Cargo para o qual foi reconduzida em 2016 e 2020. Durante os pleitos para os quais foi eleita, atuou como vice-presidente da mesa diretora por três biênios (2013-2014, 2015-2016 e 2019-2020), sendo, atualmente, a presidente da Câmara de Vereadores (biênio 2021-2022).

Profissional dinâmica e multifacetada, Maria do Carmo possui, ainda, graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2012) e Ciências Biológicas pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC (2018). A formação superior agregou conhecimento, sem a distanciar do trabalho exercido com amor e vocação. Sua atuação na administração municipal tem permitido o desenvolvimento do trabalho em saúde pública e a representação profissional no cenário político regional.

O presidente interino do Coren-BA, Holmes Filho, salientou que a indicação da técnica de enfermagem buscou também homenagear toda a categoria técnica que tem grande importância nas unidades de saúde. “Mario do Carmo é um exemplo de profissional, representa os mais de 91 mil técnicos de enfermagem que atuam em nosso estado. É gratificante para o Coren-BA poder homenagear o trabalho dessa categoria que precisa de valorização e reconhecimento”, ressaltou Holmes Filho.