21/03/2019

Hospital Mario Leal contrata mais enfermeiras após notificação do Coren-BA

Assistência aos pacientes psiquiátricos era prejudicada com o subdimensionamento de pessoal.

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) conquistou a contratação de mais três enfermeiras(os) para trabalharem no Hospital Psiquiátrico Mario Leal, localizado em Salvador.

Essas contratações, informadas pela enfermeira responsável técnica do hospital, Verônica Pereira e confirmadas em vistoria de retorno realizada pela enfermeira fiscal Tamyris Adriele Bastos, foram realizadas no final de fevereiro deste ano por meio do Instituto de Gestão e Humanização, empresa responsável pela seleção de profissionais.

Segundo a fiscal, a assistência aos pacientes psiquiátricos era prejudicada com o subdimensionamento de pessoal. A primeira vistoria realizada em junho de 2018 identificou apenas 11 enfermeiras(os) e 30 técnicas(os) e auxiliares de enfermagem.

“A situação era bem complicada porque ficava um enfermeiro dando assistência em dois setores, com pacientes que muitas vezes chegam agitados, com alteração no humor, e tendência à agressividade, além disso, a enfermeira responsável técnica, que tem diversas atribuições administrativas, ajudava na assistência também porque o número inadequado de profissionais não dava conta da demanda de serviços”, comentou Tamyris Adriele Bastos.