04/07/2013

Hospital Geral Roberto Santos recebe 72 novos enfermeiros

O dia de hoje (3) foi diferente para um grupo
afbd7-70novosprofissionaisO dia de hoje (3) foi diferente para um grupo formado por 72 enfermeiros. Contratados por meio da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), eles vão reforçar o quadro de servidores do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), onde foram acolhidos com uma série de atividades nos turnos da manhã e da tarde. No próximo dia 8, o HGRS receberá mais 225 técnicos de Enfermagem, que se somam aos cerca de 1.700 profissionais de Enfermagem já existentes. Hoje, os novos enfermeiros e enfermeiras conheceram muito da estrutura física e de serviços do hospital.

Sob o tema “A gente faz bem o que a gente faz”, eles foram recebidos por uma equipe de coordenadores de Enfermagem de diversos setores e serviços do HGRS, capitaneados pela diretora de Enfermagem, Aldacy Gonçalves Ribeiro. “Ser enfermeiro do Hospital Roberto Santos, além de agregar valor ao currículo, agrega muito valor ao ser humano. Ninguém sai daqui sendo a mesma pessoa”, afirmou a diretora, resumindo a importância do novo momento profissional vivenciado pelos profissionais.

Após receberem as boas-vindas, os enfermeiros acompanharam uma apresentação conduzida por Aldacy Ribeiro, recebendo informações sobre a estrutura física, estrutura de serviços médicos, exames, equipamentos, Linhas de Cuidado, coordenações das unidades, Diretoria de Enfermagem, programas federais nos quais o HGRS está incluído. “Somos considerados o maior hospital público do Norte e Nordeste, temos 711 leitos cadastrados e mais os leitos flutuantes, de observação”, afirmou.

Ainda segundo Aldacy, “nossas três Emergências são como se fossem três hospitais dentro de um, pela dimensão e volume de atendimento. A Emergência Adulto, mais procurada, já melhorou muito e tende a melhorar mais, ainda segue com uma demanda intensa mas o atendimento é melhor porque está dividido por classificação de risco, inclusive contando com a Unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral), pioneira em entidade pública e onde já temos registro de dezenas de casos de reabilitação sem sequelas pela adoção do tratamento trombolítico”.

Os enfermeiros também conheceram o Regimento Interno do Serviço de Enfermagem e os POP´s – Procedimentos Operacionais Padrões – e receberam treinamento no novo sistema de informatização e-SUS Hospitalar. Durante a tarde, fizeram visitas guiadas pelo Hospital, organizadas por Linhas de Cuidado, e passaram por entrevistas individuais para lotação nos setores onde irão desenvolver suas atividades, alguns já a partir de amanhã, quinta-feira.


Fonte: B.F. - DRT/BA 1158 Ascom HGRS Roberto Santos/72 enfermeiros