10/12/2013

Hospital Carvalho Luz tem primeira Comissão de Ética empossada

Foi empossada na tarde desta segunda (09) a primeira Comissão de Ética do Hospital Carvalho Luz, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. A cerimônia foi conduzida pela presidente do Coren-BA, Maria Luísa de Castro Almeida, e foi acompanhada pela vice-presidente, Laurinda Machado, pelos conselheiros, João Bartolomeu e Maria José Cova, além da fiscal da unidade, enfermeira Ana de Pádua e da coordenadora de enfermagem, Ana Passos.

comissao carvalho luz

A presidente ressaltou que a atuação da Comissão de Ética funciona como um indicador de qualidade da instituição de saúde, podendo colaborar ainda com a Educação Permanente do hospital. “É importante que a comissão atue no patamar de consultoria e assessoria e não apenas para possibilitar questões de contratualização”, esclareceu.

A vice-presidente Laurinda Lula, disse que a comissão funciona como um “filtro” entre a instituição e o Coren. “Muitas questões podem ser resolvidas administrativamente pelas comissões. Às vezes, uma conversa conciliadora pode evitar a abertura de um processo dentro da autarquia”.

Um balanço dos dois primeiros anos da gestão Novo Tempo no Coren-BA foi feita pela conselheira Maria José Cova. A conselheira falou das ações do conselho para aproximação dos profissionais através da realização de capacitações, seminários e de uma nova postura no julgamento das infrações éticas denunciadas ao conselho.

Os membros da comissão são:

* Ana Tereza da Rocha – Presidente

* Carmelita Pimentel – Vice-presidente

* Michele Oliveira – Secretária

Suplentes –

* Edmara Viana – Enfermeira

* Januária Roseli Santana – Enfermeira

* Rebeca Albuquerque – Enfermeira

* Valdelice Ribeiro – Enfermeira

* Anady Paiva – Técnica de Enfermagem

* Ione Barbosa – Técnica de Enfermagem

* Ivonildes Santos – Técnica de Enfermagem

* Priscila Campos – Técnica de Enfermagem