07/02/2019

Hemoba faz apelo para população doar sangue e ajudar a manter estoques regulares

Baixos estoques de sangue continuam a operar com a classificação crítica ou alerta.

Imagem: Reprodução

A Fundação Hemoba inicia o mês de fevereiro fazendo mais um alerta para os baixos estoques de sangue, que continuam a operar com a classificação crítica ou alerta, com redução mais acentuada entre os tipos sanguíneos de Rh negativo. Com o objetivo de estabilizar esse quadro, a Hemoba faz um apelo para que a população compareça para doar sangue em uma das unidades fixas de coleta, distribuídas no estado, ou em um dos Hemóveis. Durante esta semana, as unidades móveis atendem até sexta-feira (08), das 8h às 17h, no Salvador Shopping e Shopping Bela Vista, na capital baiana, e no Núcleo Regional de Saúde da cidade de Feira de Santana.

Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Pessoas com mais de 60 anos só poderão doar caso já tenham realizado alguma doação antes dos 60 anos. Além disso, é obrigatório estar em boas condições de saúde, ter mais de 50 quilos e a apresentar documento oficial com foto.

Ainda dentro das recomendações básicas, o candidato deve estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), sem ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes à doação e sem fumar por pelo menos 2 horas.

Ascom Hemoba