17/04/2017

GT de SAE dá continuidade à discussão sobre diagnóstico de enfermagem

Na manhã desta segunda-feira (17), o Grupo de Trabalho sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (GT/SAE) deu continuidade às atividades da oficina sobre diagnóstico de enfermagem, iniciada na última reunião realizada no dia 20 de março. A reunião aconteceu no auditório do Núcleo Espírita da Polícia Militar (NEPOM) e estiveram presentes Responsáveis Técnicos  (RTs), gerentes e coordenadores de mais de vinte instituições de saúde.

Segundo Rudval de Souza, um dos coordenadores do GT de SAE, as atividades do Grupo de Trabalho têm tido uma ótima adesão, reunindo uma média de trinta profissionais a cada encontro. A metodologia utilizada é de estudo de casos e os participantes fundamentam a discussão em livros disponibilizados pelo GT e trazidos pelos profissionais, como a Classificação Internacional para Prática de Enfermagem (CIPE), Diagnósticos de Enfermagem da NANDA Internacional e Diagnósticos, Intervenções e Resultados de Enfermagem. Na discussão, as profissionais levantam suas dúvidas, compartilham suas experiências e, a partir das situações que vivem em suas unidades de saúde, agregam conhecimento em Sistematização da Assistência de Enfermagem a todo o grupo.

A partir de junho deste ano, o GT pretende estender suas atividades para o interior do estado, em algumas subseções do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). O projeto de interiorização do GT de SAE já está em discussão e as primeiras subseções onde acontecerão atividades do grupo de trabalho serão Feira de Santana, Alagoinhas e Irecê.