03/07/2020

Fiscalização apura falta de plano de contingência para enfrentamento da Covid-19 no Hospital de Campanha Wet’n Wild

O plano de contingência é essencial nos serviços de saúde, pois padroniza, organiza e agiliza as ações necessárias para o control ...

Enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) estiveram no Hospital de Campanha Wet’n Wild, em Salvador, do dia 23/06, para avaliar o serviço de enfermagem da instituição. O Hospital de Campanha foi inaugurado no dia 12 de maio. O local possui 40 leitos de enfermaria e 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a vistoria foi constatado que não há plano de contingência institucional para o enfrentamento da Covid-19 e a proporção de profissionais por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não está adequada aos parâmetros recomendados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Parecer Cofen 02/2020 preconiza que os serviços de UTI devem contar com 1 enfermeira(o) a cada 5 leitos ou fração e 1 técnica(o) de enfermagem a cada 2 leitos ou fração, além de 1 técnica(o) de enfermagem a cada 5 (cinco) leitos, para serviços de apoio assistencial em cada turno.
No entanto, a coordenadora de enfermagem explicou que o dimensionamento será adequado à normativa.

É importante destacar que o plano de contingência é essencial nos serviços de saúde, pois padroniza, organiza e agiliza as ações necessárias para o controle e combate de ocorrências que colocam em risco o a assistência, independentemente do nível de complexidade. Além de constituir uma exigência do Cofen para a proteção da população e dos profissionais que estão atuando na pandemia.

Em relação a segurança dos profissionais de enfermagem, a fiscalização apurou que os trabalhadores com suspeita de Covid-19 foram afastados do serviço, sendo suprido o déficit através de remanejamento da escala de trabalho, pagamento de banco de horas e contratação de novos trabalhadores. Além disso, o hospital possui POP´s na UTI, plano básico de segurança dos pacientes e os profissionais de enfermagem passaram por treinamento em maio.