16/05/2019

Evento em comemoração ao Mês da Enfermagem reúne mais de 140 pessoas em Guanambi

Profissionais e estudantes de enfermagem participaram do evento.

Nesta quarta-feira (15), o COREN-BA promoveu o evento em comemoração ao Mês da Enfermagem no pátio Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII em Guanambi. A mesa de abertura contou com a presença do conselheiro técnico de enfermagem Neli Francisco Xavier; da coordenadora do curso de graduação em enfermagem da UNEB Tatiana Barreto Pereira Viana; do coordenador do curso de graduação em enfermagem da UNIFG Pablo Luiz Santos Couto; da enfermeira responsável técnica do Hospital Geral de Guanambi Eliane Santana Nunes Coutrim e da articuladora do eixo saúde do CEEP Ana Lúcia Araújo Silva. Em sua fala, Xavier reafirmou a importância do momento, “que não constitui apenas um momento de comemoração, mas também de reflexão sobre a profissão”.  As demais participantes da mesa trouxeram em suas falas o protagonismo da enfermagem na assistência à saúde, principalmente na rede pública, a importância da promoção do evento como momento de discussão e enriquecimento profissional, além de convocar os profissionais a se unirem nas lutas em prol da categoria.

Iniciando a programação do dia, a enfermeira Fabíola Sampaio Varjão apresentou sua experiência com práticas integrativas em saúde na unidade de saúde básica em que trabalha, onde existem atividades direcionadas tanto para os usuários, quanto para os trabalhadores da unidade e também conduziu um momento de meditação guiada.

Dando continuidade à programação, a enfermeira e membro da Câmara Técnica de Atenção a Saúde da Mulher do Coren-BA, Rita Calfa explanou sobre a autonomia da enfermeira obstetra no parto, considerando os aspectos legais do exercício profissional de enfermagem, refletindo sobre a necessidade de empoderar profissionais de enfermagem, e principalmente, as parturientes sobre o seu protagonismo durante o parto.

No início da tarde, foi realizada uma dança circular de boas vindas em volta da mandala pintada pelos participantes durante o evento. A enfermeira Ana Flávia Barros apresentou o quadro atual da saúde dos profissionais de enfermagem, que vem adoecendo em razão das cargas físicas, químicas, biológicas, fisiológicas e psíquicas aos quais são expostos durante o trabalho, e provocou os participantes com reflexões quanto ao assunto, convocando-os para que sejam protagonistas da própria saúde e também cuidem de si próprios.

Rui Dantas apresentou dados sobre estudo realizado no Hospital Geral de Guanambi quanto aos acidentes com matérias perfuro cortantes, trazendo reflexões sobre a importância do manuseio e descarte adequado destes materiais pelos trabalhadores a fim de proteger a própria saúde e de outras pessoas.

Thâmara Kelly Domingues

Finalizando a programação, a enfermeira Alana Libânia apresentou palestra abordando sobre o sofrimento psíquico que os profissionais de enfermagem estão expostos e apresentou estratégias de enfrentamento.

Depoimento: A enfermeira Thâmara Kelly Domingues, do município de Caetité, declarou que “o evento foi sem dúvida muito enriquecedor, com palestras maravilhosas abordando temas atuais e de muito esclarecimento” e agradeceu ao Conselho pela oportunidade de participar deste momento.