22/07/2017

Enfermagem marca presença em fórum sobre EAD na área de saúde

Reitoria da UFBA recebeu o I Fórum sobre Impactos do Ensino a Distância na Formação Profissional da Área de Saúde

I Fórum sobre Impactos do Ensino a Distância na Formação Profissional da Área de Saúde

Com o objetivo de debater o Ensino a Distância na área de saúde e a forma como a modalidade pode impactar no exercício da profissão, aconteceu, na manhã deste sábado (22), na Reitoria da UFBA, o I Fórum sobre Impactos do Ensino a Distância na Formação Profissional da Área de Saúde.

Para contribuir com as discussões foram ministradas palestras que abordaram o tema nos aspectos políticos, educacionais e jurídicos, com a participação da deputada federal Alice Portugal, do pró-reitor de graduação da UFBA Penildon Silva e do procurador jurídico do CRF-BA Ácacio Bonfim Abreu.

O evento foi uma iniciativa dos Conselhos Regionais da área de saúde como Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Odontologia, Nutrição, Assistência Social, Fonoaudiologia, Educação Física e Serviço Social e contou com a participação de representantes de associações e sindicatos ligados à saúde, além de estudantes. A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, seção Bahia (ABEn-BA),Tânia Bulcão, e a vereadora e enfermeira Aladilce Souza estiveram entre os participantes que representaram a Enfermagem.

Presidente do Coren-BA, Maria Luísa, destacou as ações conjuntas das organizações da saúde

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Luísa de Castro Almeida, e as conselheiras Izabel Idalina da Luz e Maria da Conceição de Mesquita representam o Coren-BA. Maria Luísa lembrou as ações capitaneadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), desde 2012,  como a Operação EAD e as campanhas contra o ensino à distância em Enfermagem, que envolveram Regionais de todo o país. A presidente destacou também a importância da união das organizações da saúde para tratar da agenda do EAD e de várias outras, relacionadas aos direitos dos trabalhadores em saúde e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).