04/05/2017

Enfermagem em Juazeiro se mobiliza pelas 30h semanais

Em Juazeiro-BA, a enfermagem está em luta pela regulamentação da

Em Juazeiro-BA, a enfermagem está em luta pela regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas semanais para a categoria, por reconhecer os danos e riscos que a alta carga horária acarreta tanto ao profissional quanto ao assistido.

O profissional de enfermagem é um dos profissionais que mais se desgasta e adoece no trabalho. O profissional da enfermagem lida permanentemente com a dor e o sofrimento do paciente, muitas vezes sob más condições de trabalho e numa extensa jornada. A diminuição da carga horária traz mais segurança e menos desgaste ao profissional, contribuindo para uma melhor qualidade da assistência.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e as instâncias de controle social no Brasil, por meio dos Conselhos e Conferências de Saúde têm deliberado e recomendado 30h como jornada adequada para profissionais de saúde. Os profissionais de enfermagem têm se mobilizado em todo o país pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais e levado essa pauta ao Poder Legislativo.

No dia 12 de maio, às 9h, uma audiência pública, na Câmara de Vereadores de Juazeiro, discutirá a regulamentação das 30 horas semanais de trabalho para a enfermagem. Os profissionais da enfermagem de Juazeiro convidam toda a comunidade a apoiar essa causa e a comparecer à audiência.