13/04/2020

Enfermagem: veja as principais publicações sobre o COVID-19

Listamos todas as noticias para você continuar bem informada(o) sobre o tema.

Desde que os números de Covid-19 começaram a aumentar no estado, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) passou a publicar notícias para proteção aos profissionais que estão na linha de frente.

Abaixo listamos todas as notícias por tópicos para facilitar a busca.

Documento reúne 95 denúncias sobre condições precárias de trabalho nos serviços de saúde

O Comitê de Enfermagem para o Enfrentamento da Covid-19 fez um levantamento sobre as denúncias de condições precárias de trabalho nos serviços de saúde relatadas por profissionais do campo da Enfermagem na Bahia.

O relatório tem como objetivo informar o Ministério Público Estadual (MPE) sobre as denúncias encaminhadas para as entidades e organizações que fazem parte do Comitê, bem como os dados do monitoramento dos casos suspeitos ou confirmados de coronavírus entre as(os) profissionais.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/documento-reune-95-denuncias-sobre-condicoes-precarias-de-trabalho-nos-servicos-de-saude_55095.html

Comitê de Enfermagem publica tabela sobre uso de EPIs

O Comitê de Enfermagem para o Enfrentamento da Covid-19 elaborou uma tabela com base nas informações publicadas pela Nota Técnica n°04 da Anvisa, atualizada em 31/03.

Na tabela é possível verificar as indicações de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contra o coronavírus, assim como é possível entender se pode haver reutilização dos materiais, qual o tempo para troca, acondicionamento, desinfecção e descarte.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/comite-de-enfermagem-publica-tabela-sobre-uso-de-epis_55087.html

Saiba como denunciar a falta de EPIs

No link abaixo estão disponíveis todos os canais de denúncia para informar às autoridades competentes sobre a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades de saúde e também informar as entidades da Enfermagem sobre os profissionais que estão com casos suspeitos ou confirmados de Covid-1

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/saiba-como-denunciar-a-falta-de-epis_55023.html

Coren-BA protocola ofício a gestores e deputados federais baianos sobre atuação das equipes de enfermagem

Ao todo, foram apresentadas a esses órgãos e entidades 8 recomendações. Entre essas, estão a elaboração de levantamento das(os) profissionais que se enquadram na população de risco (idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, imunodeprimidos, cardiopatas e portadores de doenças crônicas e respiratórias) para que sejam avaliados individualmente sobre o afastamento do cuidado direto e contingenciamento.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/covid-19-coren-ba-protocola-oficio-a-gestores-e-deputados-federais-baianos-sobre-atuacao-das-equipes-de-enfermagem_54746.html

Devo fazer o cadastro no programa “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”?

Muitas dúvidas surgiram com a publicação da Portaria 639/2020 do Governo Federal sobre a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”. A iniciativa tem como objetivo a capacitação e o cadastramento de profissionais da área de saúde para o enfrentamento à pandemia do coronavírus. No caso da Enfermagem, fazem parte quatro categorias profissionais: enfermeiras(os), técnicas(os) de enfermagem, auxiliares de enfermagem e obstetriz.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/devo-fazer-o-cadastro-no-programa-o-brasil-conta-comigo-profissionais-da-saude_55091.html

Cursos sobre coronavírus são oferecidos gratuitamente por instituições

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus que o Brasil e o mundo enfrentam e a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde, diversas instituições estão oferecendo cursos de forma gratuita aos profissionais de saúde.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cursos-sobre-coronavirus-sao-oferecidos-gratuitamente-por-instituicoes_55009.html

Anvisa divulga nota técnica nº 4 sobre o coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou a Nota Técnica Nº 04/2020 com medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19 ).

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/anvisa-divulga-nota-tecnica-no-4-sobre-o-coronavirus_54952.html

Comitê de Enfermagem no Enfrentamento ao COVID-19 publica cartilha de orientações sobre EPIs:

No documento, a(o) profissional tem acesso ao conteúdo sobre uso correto de máscaras, luvas, protetor ocular, avental e outras informações necessárias ao exercício da Enfermagem.

Acesse:http://ba.corens.portalcofen.gov.br/comite-de-enfermagem-no-enfrentamento-ao-covid-19-publica-cartilha-de-orientacoes-sobre-epis_54809.html

Enfermeiras voluntárias esclarecem dúvidas de gestantes na pandemia

Gestação é uma fase de muitas expectativas e incertezas para a maioria das mulheres. A pandemia de COVID-19 — com cancelamento, inclusive, de muitas consultas de rotina–, multiplicou as dúvidas e angústias de grávidas e recém mães. Buscando evitar idas desnecessárias a hospitais e dar mais segurança ao binômio mãe-bebê, um grupo voluntário de enfermeiras obstétricas de Recife passou a responder dúvidas por whatsapp.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/enfermeiras-voluntarias-esclarecem-duvidas-de-gestantes-na-pandemia_54916.html

Observatório contabiliza casos de COVID-19 na Enfermagem

Para melhor acompanhar a situação da pandemia do novo coronavírus, buscar soluções que reduzam o risco de contágio e oferecer apoio aos profissionais de Enfermagem atingidos pela doença, o Cofen criou um formulário para notificação de casos de COVID-19.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/observatorio-contabiliza-casos-de-covid-19-na-enfermagem_54912.html

Cofen disponibiliza canal para ajuda emocional a profissionais

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizou um canal de atendimento 24h, todos os dias da semana, para que os profissionais de Enfermagem possam procurar ajuda emocional em meio à situação de pandemia do Coronavírus (COVID-19) pela qual o Brasil e o mundo passa atualmente.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-dispnibiliza-canal-para-ajuda-emocional-a-profissionais_54833.html

Cofen regulamenta atuação pré-hospitalar durante a pandemia

Conforme a normativa, o enfermeiro, responsável por cuidados de maior complexidade técnica a pacientes graves, pode executar práticas de abordagem ventilatória e circulatória, inclusive com a utilização de dispositivos supraglóticos, intraósseos, entre outras tecnologias, conforme protocolos assistenciais do serviço. Cabe ao enfermeiros, ainda, cumprir prescrições do médico regulador.

Acesse:http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-regulamenta-atuacao-pre-hospitalar-durante-a-pandemia_54816.html

CEREST Salvador publica nota técnica com orientações a trabalhadores e empregadores sobre o coronavirus

O documento tem como finalidade nortear a sociedade sobre como identificar os graus de risco nos locais de trabalho e implementar as medidas de controle apropriadas, considerando, inclusive, a dinamicidade do comportamento do vírus e da transmissão, que podem proporcionar novas informações frequentes.

Acesse:http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cerest-salvador-publica-nota-tecnica-com-orientacoes-a-trabalhadores-e-empredadores_54793.html

Coren-BA convoca profissionais de PICS a preenchem formulário de pesquisa internacional

O formulário visa registrar dados anônimos de pessoas que foram acometidas com Covid-19 e que receberam o tratamento de PICS, com o intuito de construir um banco de dados internacional para acompanhar condutas e gerar evidências no enfrentamento da pandemia.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/coren-ba-convoca-profissionais-de-pics-a-preenchem-formulario-de-pesquisa-internacional_55137.html

Cofen atualiza diretrizes para combate ao novo coronavírus

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou hoje (23/4) nova versão das diretrizes para a organização dos serviços de Saúde frente à pandemia de COVID-19. As atualizações incluem mudança nas indicações de usos de equipamentos de proteção individual (EPIs), considerando a mudança na orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o avanço da doença no Brasil. Máscaras faciais devem ser utilizadas em todo ambiente hospitalar e em todo atendimento a pacientes, havendo ou não suspeita de COVID-19. Ambientes como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e a realização de procedimentos geradores de aerossóis continuam exigindo o uso de máscaras especiais N-95/PPF2.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-atualiza-diretrizes-para-combate-ao-novo-coronavirus_55262.html

Recomendações às(aos) profissionais de enfermagem no enfrentamento a pandemia de COVID-19

Diante do contexto mundial de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) e do Decreto nº 19529, de 16 de março de 2020 que declara situação de emergência do Estado da Bahia, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN-BA) vem acompanhando as recomendações divulgadas pelo Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/recomendacoes-asaos-profissionais-de-enfermagem-no-enfrentamento-a-pandemia-de-covid-19_55063.html

Vitória do Cofen garante proteção a profissionais em grupos de risco

Os profissionais de Enfermagem acima de 60 anos ou integrantes de outros grupos de risco para a COVID-19 deverão ser afastados de funções que exijam contato direto com casos suspeitos ou confirmados da nova doença, em todos os hospitais e unidades de Saúde administrados diretamente pela União. Vitória do Cofen garantiu, liminarmente, o direito de serem realocados para outras atividades.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/vitoria-do-cofen-garante-protecao-a-profissionais-em-grupos-de-risco_55544.html

Orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) em procedimentos cirúrgicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou a Nota Técnica 06-2020 que orienta para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (SARS-COV-2) em procedimentos cirúrgicos.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/orientacoes-para-a-prevencao-e-o-controle-das-infeccoes-pelo-novo-coronavirus-sars-cov-2-em-procedimentos-cirurgicos_55510.html

Comitê de Enfermagem publica orientações para prevenção do Covid-19 em instituições de longa permanência para idosos

O material foi construído pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa do Idoso (NESPI), da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, em parceria ao Comitê de Enfermagem, com objetivo de orientar gestores e cuidadores profissionais para a prevenção e controle do contágio pelo Coronavírus nesses locais.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/comite-de-enfermagem-publica-orientacoes-para-prevencao-do-covid-19-em-instituicoes-de-longa-permanencia-para-idosos_55638.html

Cofen atualiza, em nota técnica, recomendação sobre uso de EPIs

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) atualizou, nesta sexta-feira (8/5), nota técnica sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em áreas críticas. Precauções de contato,  gotículas e aerossóis devem ser usadas 100% do tempo.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-atualiza-em-nota-tecnica-recomendacao-sobre-uso-de-epis_55629.html

Coren-BA publica recomendações sobre medidas de prevenção aos riscos de transmissão fecal por Covid-19

Alerta sobre riscos potenciais para a transmissão fecal e medidas de prevenção para contaminação da equipe de enfermagem decorrentes de manuseio de roupas de cama, higiene intima, troca e ou  descarte de fraldas ou outros dispositivos com a presença de fezes humanas em casos com diagnóstico médico suspeitos ou confirmados como COVID-19, em ambiente hospitalar, no Estado da Bahia.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/coren-ba-publica-recomendacoes-sobre-medidas-de-prevencao-aos-riscos-de-transmissao-fecal-por-covid-19_55613.html

Cofen estabelece parâmetros mínimos de profissionais durante a pandemia

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou parecer normativo que estabelece o quantitativo mínimo da equipe de Enfermagem necessária para a adequada assistência aos pacientes acometidos pela COVID-19, internados em Hospitais Gerais, Hospitais de Campanha e Unidades de Terapia Intensiva-UTI. O parecer normativo 03/2017 tem validade nacional.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-estabelece-parametros-minimos-de-profissionais-durante-a-pandemia_55727.html

Justiça: Coren-BA consegue direito a afastamento de profissionais em grupo de risco e garantia de fornecimento de EPIs

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), por meio da Procuradoria Geral, conquistou o direito ao afastamento de profissionais em grupo de risco e a garantia de fornecimento de EPIs às(os) trabalhadoras(es) de enfermagem com vínculo estadual e do município de Salvador. A decisão foi proferida nesta terça-feira (12/05), em tutela de urgência, pelo juiz Avio Mozar Novaes da Justiça Federal da 1ª Região.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/justica-coren-ba-consegue-direito-a-afastamento-de-profissionais-em-grupo-de-risco-e-garantia-de-fornecimento-de-epis_55656.html

Cofen atualiza definições da equipe mínima de Enfermagem na pandemia

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) atualizou, na última quinta-feira (28) o parecer normativo que estabelece o quantitativo mínimo da equipe de Enfermagem necessária para a adequada assistência aos pacientes acometidos pela COVID-19.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-atualiza-definicoes-da-equipe-minima-de-enfermagem-na-pandemia_56001.html

Justiça assegura direito a testagem de profissionais de saúde para Covid-19

Vitória do Conselho Federal de Enfermagem em agravo de instrumento na ação civil pública 1013650-34.2020.4.01.0000 garante aos profissionais de saúde, em especial de Enfermagem, o direito de realização de testes para Covid-19, mesmo que não apresentem sintomas clínicos.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/justica-asegura-direito-a-testagem-de-profissionais-de-saude-para-covid-19_55869.html

STF mantém decisão conquistada pelo Coren-BA que assegura afastamento de profissionais de enfermagem do grupo de risco do Covid-19 e o fornecimento de EPIs

 O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) teve mais uma decisão vitoriosa na justiça. Desta vez, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o recurso do governo da Bahia que pedia a suspensão da decisão de afastar as(os) profissionais de enfermagem que integram o grupo de risco para a Covid-19.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/stf-mantem-decisao-conquistada-pelo-coren-ba-que-assegura-afastamento-de-profissionais-de-enfermagem-do-grupo-de-risco-do-covid-19-e-o-fornecimento-de-epis_55833.html

Resolução normatiza procedimentos de acesso à via aérea em emergências

Resolução 641/2020 estabelece que é privativo do enfermeiro, no âmbito da equipe de Enfermagem, a utilização dos Dispositivos Extraglóticos (DEG) e outras técnicas para acesso à via aérea, restritas a situação de iminente risco de morte.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/resolucao-normatiza-procedimentos-de-acesso-a-via-aerea-em-emergencias_56145.html

Coren-BA disponibiliza cartilha de prevenção ao coronavírus destinada ao público infantil

O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) disponibilizou no site e nas redes sociais da autarquia a cartilha “Não dê carona para o corona”. O material é destinado ao público infantil e conta com orientações especificas para a prevenção do Covid-19.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/coren-ba-diponibiliza-cartilha-de-prevencao-ao-coronavirus-destinada-a-publico-infantil_56549.html

Cofen publica parecer sobre segurança das seringas autorretratéis

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou nesta segunda-feira (08/6), o Parecer 014/2020 da Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) sobre seringas autorretráteis. O documento, elaborado em atendimento a consulta da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), indica que o uso do material pode contribuir para a redução de acidentes de trabalho.

Acesse: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/cofen-publica-parecer-sobre-seguranca-das-seringas-autorretrateis_56547.html