15/06/2022

Encontro reúne cerca de mil enfermeiros Responsáveis Técnicos na Bahia

Cerca de mil enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) estiveram reunidos nestas

Cerca de mil enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) estiveram reunidos nestas terça (14) e quarta-feira (15) em evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O Encontro de Enfermeiros RTs da Bahia 2022 teve como tema central “Excelência e segurança no exercício profissional” e ocorreu na Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPB), em Salvador. O evento foi gratuito, com certificação, presencial e com transmissão online.

A presidente do Coren-BA, Giszele Paixão, ressaltou que o evento teve o objetivo de fortalecer a qualidade da assistência e dar visibilidade, empoderamento e autonomia ao trabalhador de Enfermagem. “Sabemos da complexidade que é realizar este trabalho e, por isso, buscamos estar cada vez mais próximos do profissional, dando apoio e assessoramento nas atividades que são desenvolvidas nas instituições de saúde, trazendo orientações em relação a suas atribuições e competências técnicas”, disse.

Nesta quarta-feira (15), o coordenador do Grupo de Trabalho de Práticas e Estratégias Inovadoras no Exercício Profissional do Cofen, Cláudio Porto, abordou temas relacionados à gestão da qualidade e gerenciamento de risco em serviços de saúde e à segurança do paciente, juntamente com as enfermeiras Rúbia Natasha Maestri, gerente de Enfermagem no Hospital Moinho dos Ventos (RS), e Lívia Maria Santos, enfermeira assistente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (PB).

“Trouxemos algumas situações importantes para o trabalho do enfermeiro que é líder do processo de assistência e do cuidar, para que ele tenha elementos em seu processo de gestão e ferramentas essenciais à melhoria da qualidade e à verdadeira e completa gestão de risco, trazendo benefícios para a sociedade”, destacou Claudio Porto, que também é chefe do Escritório Administrativo do Cofen no Rio de Janeiro e integra a Comissão Nacional da Qualidade do Cofen. Ele coordenou ainda a exposição de painéis de indicadores relacionados a boas práticas de gestão na área de saúde.

No encerramento das atividades, o Coren-BA prestou uma homenagem ao servidor do Cofen, Elderson Ferreira da Silva. “Palavras são insuficientes para demonstrar toda a gratidão que sentimos por você ter dedicado tempo apoiando o Coren-BA, por isso prestamos essa singela homenagem, fazendo uma menção honrosa e lhe entregando a comenda de Amigo da Enfermagem, em reconhecimento aos relevantes serviços que você tem prestado ao Coren-BA”, destacou a presidente Giszele.


Fonte: Ascom Coren-BA