- Conselho Regional de Enfermagem da Bahia - http://ba.corens.portalcofen.gov.br -

Em Salvador, a Semana Integrada de Enfermagem promoveu salas de palestras (Galerias de Fotos)

No seminário do dia 18, os participante da Semana Integrada de Enfermagem da Bahia, edição Salvador, puderam escolher entre as quatro salas de palestras que foram disponibilizadas no período da tarde.

Sala 1 –  Conflitos no trabalho em Enfermagem. O público presente contou com a participação nas discussões da presidente Maria Luísa, de conselheiros do Coren-BA e dos representantes do SEEB, ABEN-BA e SINDATE-BA.

 

Sala 2 – Novas abordagens no tratamento de feridas. A sala manteve lotação máxima do público do início ao fim. Os profissionais assistiram as apresentações do Grupo de Trabalho (GT) de Feridas do Coren-BA, formado pelas enfermeiras Ana Patrícia Greco, Andrea Pacheco Dutra, Leda Lúcia Borges e Rose Ana David. Ao final, uma aula prática sobre tratamento de feridas chamou a atenção do público. Foi utilizada simulação realística com a utilização de maquiagem cênica em modelos vivos, um trabalho desenvolvido pela coordenadora do curso de Enfermagem do campus Comércio da Unijorge, professora Claudenice Ferreira dos Santos.

 

Sala 3 – Aspectos Éticos e Legais da dobra de plantão. Os enfermeiros Handerson (UFBA) Santos e Maria Inez de Farias (Coren-BA) mediaram a palestra que trouxe o procurador do trabalho, Luis Carlos Gomes Carneiro Filho para tratar dos temas referentes à jornada de trabalho e às normas que regem a saúde e a segurança do trabalho.

 

Sala 4 – A enfermeira e professora da Escola Bahiana de Medicina, Monalisa Viana, discutiu a segurança do paciente e iniciou sua palestra, exibindo uma série de reportagens que mostram erros e negligências de profissionais da saúde que comprometeram a saúde e integridade física de pacientes.