04/12/2013

Debates e simulado sobre processo ético chegam ao município de Irecê

O município de Irecê recebeu o I Fórum de Processos Éticos realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) na segunda-feira (2), com a presença de profissionais da categoria que participaram da simulação de um processo ético. Para a vice-presidente do Coren-BA, Laurinda Lula Machado, a atividade possibilita que os profissionais não apenas se aproximem mais do conselho, entrando em contato com suas atividades, mas também aprimorem seus conhecimentos relativos à legislação sobre a ética na enfermagem.

DSCF0619O facilitador dos trabalhos foi o professor Gilberto Tadeu, integrante da Câmara de Ensino e Legislação do Coren-BA. No evento, o professor explicou os passos e procedimentos adotados no julgamento de um profissional que agiu em contrário a alguma regra do Código de Ética da Enfermagem. Os participantes analisaram o caso apresentado, debateram a atitude do profissional, identificaram os artigos do código que foram violados, as agravantes e atenuantes e  indicaram qual a pena que deveria ser aplicada.

DSCF0618

O Fórum de Processos Éticos passou por diversos municípios baianos, contemplando todas as regiões do Estado. As discussões aconteceram nos municípios de Paulo Afonso, Feira de Santana, Guanambi, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Alagoinhas, Barreiras, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro. O encerramento das atividades do fórum este ano acontece em Salvador, no dia 10 de dezembro, no Sol Vitória Marina. Os interessados em participar podem realizar inscrição por meio do telefone (71) 2104-3861 ou pelo e-mail luciafarias@coren-ba.com.br.

DSCF0623