31/07/2020

Coren-BA vistoria Hospital de Urgência Covid-UPA em Paulo Afonso

Durante a vistoria ficou constatado que a unidade não possui Plano de Contingência, Regimento Interno, Manual de Normas e Rotinas e Protocolos Operacionai ...

A fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) esteve no Hospital de Urgência Covid-UPA, em Paulo Afonso, no dia 29/07, a pedido do Ministério Público Estadual. A instituição foi inaugurada em abril deste ano, com o objetivo de atender pacientes com suspeita ou com diagnósticos confirmados de Covid-19.

Durante a vistoria ficou constatado que a unidade não possui Plano de Contingência, Regimento Interno, Manual de Normas e Rotinas e Protocolos Operacionais Padrão dos serviços de Enfermagem. Diante dessa situação, a enfermeira fiscal orientou os representantes do hospital quanto a importância de elaborar os documentos, já que estes são necessários para o suporte de estratégias e ações direcionadas aos serviços de enfermagem. A unidade também foi notificada a apresentar o cálculo de dimensionamento de pessoal.

Em relação a proteção dos profissionais, a enfermeira fiscal apurou que estão sendo disponibilizados EPIs, no entanto as máscaras N95 estão com estoque reduzido. Sobre este fato, a RT da unidade informou que já foi solicitada uma nova remessa a Secretaria Municipal de Saúde. Na oportunidade, a enfermeira fiscal do Coren-BA também entregou máscaras do tipo PFF2, doadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).