06/12/2019

Coren-BA realiza Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Foram realizados mais de 70 atendimentos durante todo o dia

 

Aconteceu nesta quarta-feira (04), no auditório do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), o Encontro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) – Vivências para o bem-estar, organizada pelo Grupo de Trabalho de PICS.  Durante todo o dia, profissionais de enfermagem e funcionários da autarquia receberam atendimentos de Auriculoterapia, Reiki, MTC, Ventosa, Cromoterapia, Acupuntura, Reiki, Reflexoterapia podal e Barra de Access.

No período da manhã, o público foi recepcionado com a energia contagiante da Biodança Coletiva, facilitada pela enfermeira e membro do GT de PICS do Coren-BA, Eliana Fonseca. Em seguida, a conselheira federal, Maria Luísa de Castro, realizou a conferência “A Enfermagem e as PICS”.

Responsável por trazer as PICS para o Coren-BA quando esteve à frente do conselho nas gestões 2012-2014 e 2015-2017, Maria Luísa apresentou as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e explicou que “a proposta das PICS em oferecer atenção humanizada é a base de qualquer espaço de fazer saúde”.

A presidente do Coren-BA, Maria Inez de Farias, agradeceu ao GT pela realização do evento e ressaltou a importância das práticas integrativas no trabalho da Enfermagem e seus efeitos positivos na saúde da população.

A coordenadora do GT de PICS, Louisa Huber, ficou feliz com o resultado do Encontro. “Realizamos mais de 70 atendimentos, ajudamos as pessoas a conhecerem as práticas e a se integrarem umas com as outras, através das atividades coletivas”. Louisa, que também aplicou os exercícios de Qi Gong no período da tarde, exaltou a colaboração da enfermeira e membro do GT de PICS, Ieda Maria Fonseca e das terapeutas voluntárias Lisa Cláudia Oliveira, Andreia Almeida, Luciana Vasconcelos, Rita Souza e Rejane Batista.

“Já conhecia algumas práticas por ser especialista em Acupuntura e vim para esse evento porque sou fã das PICS. Cheguei aqui cansada, com sono e a Biodança foi maravilhosa. Estou outra pessoa, adorei!”, comemorou a enfermeira Simone Neves de Souza.