03/12/2019

Coren-BA participa de Ação Social de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis em Feira de Santana

Durante a atividade foram detectados seis casos de sífilis

 

A conselheira Dart Clair Cerqueira, do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) participou da III Ação Social de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis, realizada no estacionamento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, no último sábado (30).

O evento foi promovido pela Associação Juntos pela Vida (grupo de amigos, familiares e pessoas que convivem com o HIV/AIDS) que disponibilizou à sociedade, testes rápidos de HIV e Sífilis, preservativos, materiais informativos, bem como a aferição de pressão arterial.

De acordo com a presidente da associação, a técnica de enfermagem Josefa Farias dos Anjos, ainda há muita desinformação em torno do tema. Portadora do vírus HIV há 20 anos, Josefa relatou que adquiriu a doença durante um estágio do curso de auxiliar de enfermagem. “Há seis anos venho levantando esta bandeira, que é a luta contra o preconceito e a conscientização. Estas são as coisas mais importantes porque o índice está aumentando muito, principalmente entre os jovens”, afirmou a presidente.

Para Dart Clair, a realização de campanhas e atividades como esta tem um papel de grande importância na conscientização da população. “É possível um paciente soropositivo viver e ter qualidade de vida, se for diagnosticado precocemente, seguir as recomendações médicas e tomar os medicamentos de forma correta”, afirmou a conselheira. Ela também reforçou a importância da solidariedade, da tolerância, da compaixão e, acima de tudo, do combate ao preconceito.