11/08/2017

Coren-BA e SEEB se reúnem com a diretoria do Hospital Santa Izabel para discutir contratações em auditoria

Assessoria Jurídica e Departamento de Fiscalização do Coren-BA esteve presente à reunião

Nesta sexta-feira (11) o Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (SEEB) e o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) participaram de uma reunião com os gestores de Recursos Humanos da Santa Casa da Bahia com o objetivo de esclarecer as demissões de enfermeiros auditores e a contratação de técnicos de enfermagem para ocuparem cargos de auditoria.

A Santa Casa justificou as mudanças alegando “readequação do modelo de gestão” e declarou que os técnicos de enfermagem não realizarão auditoria de enfermagem, contudo não descreveu com clareza as atividades que esse profissional exercerá.

O SEEB e o Coren-BA sugeriram a suspensão do processo de contratação até a entrega e homologação das atribuições do enfermeiro auditor e do técnico de enfermagem lotado na auditoria.

A Santa Casa se comprometeu a entregar o documento até o dia 21/08 para as duas entidades.

Foi informado ainda aos gestores hospitalares que o não cumprimento da Lei do Exercício Profissional 7.498/1986 e da Resolução Cofen 266/2001 implicará em judicialização. O Coren-BA realizará visita in loco a fim de averiguar, em caso de eventuais contratações, a execução de atos/atividades que ultrapassem a habilitação legal por profissional de formação inferior à exigida para a categoria de enfermagem, tomando as medidas cabíveis.

Fonte: SEEB