12/11/2019

Coren-BA discute sobre a SAE e o Processo de Enfermagem em Vitória da Conquista

Reunião discutiu a Sistematização da Assistência da Enfermagem e o Processo de Enfermagem com enfermeiras no contexto da Atenção Básic ...

Na última sexta-feira (08), representantes do Coren-BA estiveram reunidos com profissionais de enfermagem que atuam na Atenção Básica de Vitória da Conquista para discutir a Sistematização da Assistência da Enfermagem (SAE) e a integração do Processo de Enfermagem no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). O evento reuniu cerca de 55 enfermeiras(os) no auditório do Polo de Educação Permanente do município, e foi realizado em atenção à solicitação da coordenação da Atenção Básica.

O enfermeiro e conselheiro do Coren-BA, Rudval Souza, conduziu a atividade e apresentou a Sistematização da Assistência da Enfermagem e o Processo de Enfermagem de maneira prática, abordando a temática a partir da realidade experimentada pelos profissionais que atuam na Atenção Básica. Umas das questões levantadas pelos participantes foi a dificuldade de incluir os diagnósticos de enfermagem como uma das etapas do Processo de Enfermagem, e como registra-los em documentos próprio. Em relação a esta dúvida, o enfermeiro Rudval Souza recomendou que sejam incluídos no espaço “Avaliação” no sistema SOAP adotado para o PEC.

A enfermeira fiscal do Coren-BA, Patrícia Ferreira, participou da reunião como mediadora das questões apresentadas pelos profissionais e o processo fiscalizatório. Aproveitando o momento de discussão e de aproximação com o Coren-BA, as(os) profissionais presentes deliberaram pela formação de um Grupo de Trabalho para discutir a SAE e o Processo de Enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista.

A enfermeira Helaine Meira, apoiadora Institucional da Diretoria de Atenção Básica, agradeceu a presença do Coren-BA no município e pelo pronto atendimento à solicitação da reunião.  “Quero registrar que a capacitação foi bastante proveitosa e importante para embasar a formação de um Grupo de Trabalho, e também para a construção do protocolo municipal do Processo de Enfermagem na Saúde Coletiva”, afirmou.