01/02/2018

Coren-BA conhece planejamento da SMS para assistência à população durante o carnaval

Enfermeiras serão responsáveis pela supervisão dos módulos de atendimento

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Maria Inez Farias, juntamente com o vice-presidente Handerson Santos reuniram-se, na tarde da última segunda-feira (30), com a gerente executiva de Atenção às Urgências da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Aline Ribas, para conhecer o planejamento da assistência em saúde que será oferecida à população durante o Carnaval, sobretudo em relação à atuação dos profissionais de enfermagem.

Segundo a SMS, serão disponibilizados dez módulos de atendimento espalhados pelos circuitos oficiais, sob a supervisão de enfermeiras, com estrutura que inclui um leito de Terapia Intensiva. Testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis e HIV, também serão realizados, em módulos denominados “Fique Sabendo”, instalados na Avenida Carlos Gomes e no Pelourinho.

O quantitativo de profissionais, assim como a organização do serviço de enfermagem, apresentados ao Conselho na reunião, foram avaliados como adequados à legislação vigente. “Buscamos a Secretaria para nos inteirar sobre como se dará a participação dos profissionais de enfermagem nas equipes, se a legislação está sendo respeitada e para colocar o Conselho à disposição para contribuir com o trabalho”, explicou a presidente do Coren-BA, Maria Inez Farias.

A seleção para formação das equipes, compostas por até 14 profissionais de saúde, foi realizada priorizando os servidores da própria secretaria, após avaliação de currículo e aplicação de prova objetiva. Os profissionais passaram ainda por treinamento oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dada as peculiaridades da assistência a ser prestada à população neste período. A estrutura física dos módulos contará também com espaço destinado ao descanso dos trabalhadores.