28/05/2020

Conselheiras(os) do Coren-BA participam de curso para ampliar ações fiscalizatórias no estado

Segundo a Resolução Cofen nº 617/2019, conselheiros regionais podem atuar como agentes do sistema de fiscalização.

Com o objetivo de expandir as ações fiscalizatórias no estado, a Escola de Formação em Fiscalização do Exercício Profissional (EFEPE) promoveu nesta quinta-feira (28/05) o curso “Capacitação de Conselheiras(os) do Coren-BA para fiscalização frente a Covid-19”. O evento aconteceu em ambiente virtual e teve como facilitadoras as enfermeira fiscais, Andressa Nogueira e Ângela Monteiro.

Segundo a Resolução Cofen nº 617/2019, conselheiros regionais podem atuar como agentes do sistema de fiscalização. Mas, para que esses agentes desenvolvam com segurança os atos fiscalizatórios, é necessário amplo conhecimento da legislação, que versa sobre o exercício da enfermagem, assim como parâmetros técnicos e científicos das áreas de atuação.

Para a conselheira do Coren-BA, Dart Clair Cerqueira, unir forças nesse momento crítico de pandemia é essencial para manter o adequado exercício da Enfermagem. “O número de denúncias aumentou significativamente, e quanto mais agentes de fiscalização tivermos, mais ágil será a apuração dos fatos, por isso, o curso está sendo de grande relevância social”, comentou a conselheira.

Sobre a participação das(os) conselheiras(os) , a enfermeira fiscal Andressa Nogueira comentou que percebeu bastante interesse e dedicação dos profissionais. “Tiraram bastante dúvidas sobre as principais resoluções do Conselho Federal de Enfermagem que norteiam as vistorias e a impressão que tenho é que de fato esses encontros vão permitir uma ampliação do quadro de agentes”, destacou.

Os encontros acontecerão nesta sexta-feira (29/05) e também na próxima semana. A carga horária total do curso é de 10 horas.