28/06/2013

Concurso cultural busca experiências de humanização do SUS

486a5-humaniza_susO Concurso Cultural “Somos Parte do SUS que dá certo” está com inscrições abertas até o dia 19 de julho, no site da Rede HumanizaSUS. A proposta é mapear e valorizar experiências de humanização da atenção e gestão no SUS e divulgar experiências no sistema que têm dado certo, a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS.

O interessado deve enviar um vídeo de até cinco minutos apresentando algum serviço ou iniciativa da saúde pública que traga resultados positivos e que tenha relação com os parâmetros de humanização do SUS. O material não precisa ser profissional, as imagens podem ter sido capturadas por celular ou câmera caseira em unidades básicas de saúde, policlínicas, hospitais, serviços especializados, setores relacionados diretamente à gestão no SUS, iniciativas de usuários e movimentos sociais, entre outros.

Dez experiências serão selecionadas por uma comissão julgadora, levando em conta critérios de a criatividade, o potencial da ação para melhorar o acesso e qualidade no SUS, dentre outros. O material será utilizado para a montagem de um vídeo institucional da Política Nacional de Humanização.

O vídeo mais votado pelos internautas será premiado com uma menção honrosa e o seu autor vai ganhar passagem, hospedagem e alimentação para participar do 3º Seminário Nacional de Humanização, com data prevista para acontecer no segundo semestre de 2013, em Brasília (DF).

As diretrizes da Política Nacional de Humanização englobam acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência. Estas diretrizes são adotadas em diferentes ações, como o acolhimento com classificação de risco (que hierarquiza o atendimento de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS); colegiados gestores (que democratizam as decisões); garantia de visita aberta e direito ao acompanhante; projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores, dentre outras.

Mais informações podem ser obtidas no site da Rede Humaniza SUS.