13/02/2017

Conatenf visita Coren-BA em projeto itinerante

Comissão representa profissionais de nível médio no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais

Nesta quinta-feira (9), a Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Cofen (Conatenf) realizou a primeira reunião do projeto Conatenf Itinerante na sede do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA). O projeto tem como objetivo reunir os profissionais de enfermagem de nível médio nos estados para conscientizá-los e informá-los sobre os trabalhos realizados pela Conatenf e sua participação no sistema Cofen/Corens.

A Comissão, que representa uma instância de interlocução direta dos profissionais de nível médio junto ao plenário do Cofen, foi criada em 2015 e conquistou participação efetiva na diretoria das Regionais. Dentre os assuntos abordados e mediados pelos representantes da Conatenf, Paulo Murilo Paiva e Dorly Fernanda Gonçalves, se destacaram a discussão sobre as progressões de cargos e financeiras dos auxiliares e técnicos que se especializaram; a conquista em colocar como privativos do auxiliar e técnico a posição de 1º e 2º tesoureiros na composição do quadro diretor dos regionais; a participação nas Reuniões Ordinárias de Plenário do Cofen, embora, ainda, sem direito a voto; a participação de um membro da Comissão em todos os eventos de nível médio realizados pelo Sistema; e o estudo em curso sobre um projeto de equivalência profissional.

O TE Paulo Murilo observou que a criação da Conatenf representa um avanço, o resultado de uma luta de 42 anos e ressaltou a necessidade da comissão ganhar não apenas voz, mas ter direito ao voto no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais: “Nós queremos ter voto. Foi feita uma consulta pública à Lei para que uma mudança permita maior efetividade da participação dos técnicos”. Estiveram presentes representantes do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, do Sindisaúde – Rede Privada, Sintefem Bahia, Sindate Bahia, profissionais da enfermagem e conselheiros auxiliares e técnicos de enfermagem do Coren-BA.