03/07/2020

Comitê de Enfermagem, CEREST e MPT realizaram visita conjunta na Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto

O relatório detalhado da vistoria está sendo elaborado conjuntamente com o CEREST e o Comitê de Enfermagem para encaminhamento ao MPT.

 

No dia 24 de junho de 2020, Andréia Santos (Coren/Ba), Elieusa Sampaio (EEUFBA) representantes do Comitê de Enfermagem, Ana Carina Dunham do CEREST, o procurador do MPT Marcelo Brandão e o perito do trabalho do MPT, Denildo Brasil, realizaram vistoria conjunta na Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto. Durante a visita foram verificadas as condições de saúde e segurança do trabalho.

A Maternidade é referência no atendimento às gestantes com Covid-19 e possui 10 leitos de UTI e 11 leitos clínicos para atendimento à Covid-19. Durante a inspeção foram apresentados: plano de contingência, lista de presença dos treinamentos e quantitativo de profissionais contaminados. Foi informado que os/as profissionais de saúde estavam sendo treinados/as para atender casos da Covid-19 e que os planos de contingência estavam disponíveis para consulta. Durante a visita foi verificado o acondicionamento inadequado da máscara N95, sendo feitas orientações sobre o acondicionamento correto.

Foi verificado também que a Maternidade deve ajustar o fluxo de entrada da gestante com suspeita da Covid-19, bem como ajustes nos locais de paramentação e desparamentação na enfermaria destinada às gestantes com Covid-19. De acordo com a Maternidade, os/as trabalhadores/as de grupos de risco foram realocados/as para outros setores que não atendem a pessoas com Covid-19 e as gestantes foram afastadas do trabalho. Durante a vistoria foram entrevistadas trabalhadoras da saúde e da higienização. O relatório detalhado da vistoria está sendo elaborado conjuntamente com o CEREST e o Comitê de Enfermagem para encaminhamento ao MPT.