03/10/2013

Com sede iluminada em cor de rosa, Coren-BA reitera apoio ao Outubro Rosa

3O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama e à importância do diagnóstico precoce. Para alertar a população sobre estes temas, nasceu a campanha Outubro Rosa, com o objetivo de chamar a atenção para a realidade do câncer de mama no mundo.

No mês de outubro, ações são desenvolvidas mundialmente, com o intuito de conscientizar as mulheres da necessidade da realização da mamografia, em uma tentativa de diminuir o número de mortes causadas pela doença – o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres entre 35 e 54 anos.

Para demonstrar apoio à iniciativa, uma série de momentos, prédios e  fachadas espalhados pelos continentes passaram a exibir uma iluminação diferenciada durante o mês de outubro, na cor adotada pela campanha, o rosa.

Este ano, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), para exteriorizar à comunidade o apoio que já demonstra todos estes anos, também iluminou a sua sede, localizada nos Barris, na Praça Almirante Coelho Neto. Durante todo o mês de outubro, a sede vai apresentar uma iluminação cor de rosa, reiterando sua posição de adesão à campanha.

Dados – De acordo com informações da Secretaria de Saúde da Bahia, a partir de estimativas divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer, somente na Bahia serão registrados 2.930 casos de câncer de mama este ano. Deste total, 650 casos serão em Salvador. Ainda de acordo com o instituto, a cada 10 mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, três morrem em decorrência, na maioria dos casos, do diagnóstico tardio da doença.