- Conselho Regional de Enfermagem da Bahia - http://ba.corens.portalcofen.gov.br -

Cofen concede Selo de Qualidade ao Itaigara Memorial

 

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) concluiu na última quinta-feira (03), a avaliação para a entrega do Selo de Qualidade do sistema Cofen/Conselhos Regionais ao Itaigara Memorial Hospital Dia. A instituição será a primeira da Bahia e terceira do Nordeste certificada com o selo de qualidade da Enfermagem.

A apresentação do relatório e resultado da avaliação contou com a participação da conselheira federal Maria Luísa de Castro, representando o Cofen, pela presidente do Coren-BA, Maria Inez de Farias, pela primeira tesoureira do Coren -BA Aline Soares, pelo superintendente do Itaigara Memorial, Fábio Brinço, pela enfermeira Responsável Técnica do Itaigara Memorial, Tânia Chagas e pelo coordenador da Comissão Nacional da Qualidade (CNQ), Cláudio Porto.

A certificação estimula as boas práticas de assistência e reconhece o hospital e, especialmente, a excelência das(os) suas(seus) profissionais de Enfermagem. O Itaigara Memorial foi avaliado durante três dias e todas as unidades de Enfermagem do hospital foram auditadas. A instituição obteve resultado de 97,5% de conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo selo.

Cláudio Porto chamou a atenção para o alto índice de avaliação do hospital, uma vez que o percentual mínimo para obter o certificado é 75%. O selo tem validade de três anos, e durante esse tempo, a instituição pode continuar adotando melhorias em seus procedimentos para que chegue a 100% de cumprimento das normativas do Selo de Qualidade.

Estiveram presentes no evento, as enfermeiras fiscais do Coren-BA, Tamyris Bastos, Mirele Custódio, Suzana Costa e Ana Paula Marra. Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, as enfermeiras fiscais acompanharam os membros da Comissão Nacional de qualidade do Cofen em reuniões e visitas às unidades assistenciais do Itaigara Memorial unidade 1, 2 e Gastro hepato.

Em sua avaliação, a equipe da CNQ relatou que a instituição apresentou as iniciativas e estratégias organizacionais, assim como os indicadores de gestão e assistenciais, as políticas de gestão de risco e segurança do paciente, políticas organizacionais e de investimento, planejamento estratégico e a política de gestão da qualidade.

Selo de Qualidade Cofen – Para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: Ações gerenciais sistêmicas; Estrutura organizacional; Aspectos operacionais; Infraestrutura; Gestão de pessoas e Responsabilidade social. O selo de qualidade é uma certificação das(os) profissionais de Enfermagem e não apenas às instituições.

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.