16/05/2017

Código de Ética foi discutido em oito cidades da Bahia

Consulta pública sobre o novo Código de Ética ficará disponível até 18 de maio

Nos meses de abril e maio deste ano, foram realizadas Pré-conferências para discutir a reformulação do Código de Ética em oito cidades da Bahia, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Salvador. As discussões foram abertas à participação de toda a comunidade da enfermagem e propostas foram compiladas para serem levadas à 1° Conferência Nacional de Ética na Enfermagem, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em junho, de onde sairão as deliberações necessárias para a aprovação do Novo Código de Ética.

O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) é o instrumento que embasa legalmente a prática da enfermagem, norteando o comportamento do profissional junto aos colegas e aos pacientes, através de normas, recomendações de conduta e princípios éticos e morais. Ele deve fazer parte do dia a dia do profissional, orientando suas práticas e decisões para o alcance da melhor conduta. Por isso, é importante que os profissionais da enfermagem participem ativamente da construção desse Código, das suas revisões e das discussões em torno dele.

Consulta Pública – O Cofen já abriu consulta pública sobre Novo Código de Ética da Enfermagem brasileira. A consulta ficará disponível até 18 de maio. Acesse, cadastre-se e contribua com o aperfeiçoamento da Enfermagem brasileira. As colaborações serão consolidadas pela comissão e levadas à Coneenf.