06/04/2017

CHAMADA PÚBLICA: Venha construir o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

Pré-conferências para discutir o novo Código de Ética serão realizadas em sete cidades da Bahia nos meses de abril e maio.

Neste ano de 2017, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) está em processo de reformulação, um processo aberto a contribuições de toda a comunidade da enfermagem e da sociedade como um todo. Uma Comissão Nacional de revisão do Código e Comissões Estaduais em cada Conselho Regional foram criadas para orientar a condução desse processo. A ideia é que o Código seja debatido amplamente e de forma descentralizada em cada estado.

Depois que os Conselhos Regionais discutirem e elaborarem propostas para o novo CEPE, será realizada a 1° Conferência Nacional de Ética na Enfermagem, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em junho, de onde sairão as deliberações necessárias para a aprovação do Novo Código de Ética. Para levar suas propostas à Conferência Nacional, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promoverá pré-conferências em sete cidades do estado, nos meses de abril e maio.

O CEPE é o instrumento que embasa legalmente a prática da enfermagem, norteando o comportamento do profissional junto aos colegas e aos pacientes, através de normas, recomendações de conduta e princípios éticos e morais. Ele deve fazer parte do dia a dia do profissional, orientando suas práticas e decisões para o alcance da melhor conduta. Por isso, é importante que os profissionais da enfermagem participem ativamente da construção desse Código, das suas revisões e das discussões em torno dele.

Diante disso e da importância de aproximar ainda mais o Código dos profissionais, a Comissão de Reformulação do Coren-BA convida toda a comunidade da enfermagem a contribuir com a revisão do CEPE, participando das pré-conferências que acontecerão nas cidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador e Vitória da Conquista.

 

INSCREVA-SE NO FORMULÁRIO ABAIXO