15/03/2013

Câmara Técnica discute ensino da Enfermagem no estado e o estágio supervisionado

Sob a coordenação geral da enfermeira Lúcia Farias, membros da
Sob a coordenação geral da enfermeira Lúcia Farias, membros da Câmara Técnica de Ensino e Legislação de Enfermagem reuniram-se na sede do Coren-BA, na última quinta (14), para tratar do ensino da Enfermagem no estado.

As questões relativas ao estágio supervisionado por profissional em serviço tiveram destaque na pauta. Foi identificado como demanda emergencial o estudo da Resolução Cofen 371/2010 que trata deste assunto para elaboração de documento com sugestões a ser enviado ao Cofen.

O principal aspecto abordado foi a situação conflitante, identificado em muitos casos pelos enfermeiros fiscais do Conselho, em que o profissional supervisiona o estágio ao mesmo tempo em que exerce suas funções na instituição de saúde em que está alocado. Essa situação, ressaltou a coordenadora, “pode gerar, inclusive, sobrecarga de responsabilidades, interferindo na qualidade do serviço prestado”.

O grupo sugeriu que a discussão fosse ampliada por meio da realização de um fórum para envolver os profissionais da enfermagem. A presidente do Conselho, Maria Luísa de Castro, além de concordar com a promoção do evento, destacou a importância do trabalho das Câmaras Técnicas para a qualificação dos profissionais inscritos na Autarquia.