23/10/2013

1º Fórum sobre Processos Éticos reúne profissionais em Paulo Afonso

Realizado pela Câmara Técnica de Ensino e Legislação do Coren-BA, o 1º Fórum sobre Processos Éticos chegou à subseção de Paulo Afonso nesta segunda-feira (21). O evento, coordenado pela professora Cristiane Magali Freitas e pela presidente do conselho, enfermeira Maria Luísa de Castro Almeida, foi realizado na Faculdade Sete de Setembro e reuniu cerca de 50 profissionais de instituições públicas e privadas das cidades de Paulo Afonso, Fátima, Sítio do Quinto, Macururé, Cícero Dantas, Jeremoabo e Ribeira do Pombal.

SAM_0825

A metodologia utilizada no Fórum permite aos participantes vivenciarem todas as etapas de um Processo Ético, desde a admissibilidade de uma denúncia encaminhada à autarquia até o julgamento de uma infração ética em uma reunião plenária. Durante a prática, os profissionais são orientados a elaborar um parecer inicial, depois formam comissões para analisar detalhadamente o fato e reunir o maior número de informações para a relatoria e, por fim, participam da simulação de uma sessão de julgamento.

SAM_0843

A presidente Maria Luísa explicou o objetivo do fórum esclarecendo que a iniciativa faz parte de uma nova visão do papel do Coren-BA: “O fórum foi idealizado com base em um dos eixos do Planejamento Estratégico da atual gestão do Coren, iniciada em 2012, que trata da utilização da lei do exercício profissional, do código de ética e das normas disciplinares como instrumentos de orientação da prática dos profissionais de enfermagem e de defesa da qualidade do cuidado aos usuários dos serviços de saúde”.

SAM_0800

Manuela Miranda, fiscal da subseção, aprovou a realização do fórum e disse que a proposta aproximou o Coren dos profissionais: “O julgamento simulado foi algo inédito e inovador na nossa região e proporcionou uma maior aproximação com o Conselho e com os códigos de ética e de processo ético”.

SAM_0902

A enfermeira do Programa de Saúde da Família, Karina Sales, disse que a atividade também veio relembrar as atribuições e responsabilidades do profissional de enfermagem. “O fórum nos fez refletir sobre as nossas atitudes diante dos pacientes, familiares e de toda equipe de trabalho”. Para o enfermeiro sanitarista Sandro Serra, a promoção de eventos desse tipo colabora para o fortalecimento e valorização da enfermagem.

SAM_0831

O fórum já passou pelos municípios de Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Barreiras e Juazeiro. As próximas cidades a serem visitadas serão Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista. A previsão é que 500 profissionais sejam beneficiados.