12/03/2018

10 novas práticas integrativas são incluídas no SUS

O Coren-BA possui Grupo de Trabalho sobre PICS que tem o objetivo de oferecer suporte técnico aos profissionais dos diversos campos da Enfermagem.

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) serão beneficiados com 10 novas Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. São elas:apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. Com as novas atividades, ao todo, o SUS passa a ofertar 29 procedimentos à população.

“O Brasil passa a contar com 29 práticas integrativas pelo SUS. Com isso, somos o país líder na oferta dessa modalidade na atenção básica. Essas práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes. Precisamos continuar caminhando em direção à promoção da saúde em vez de cuidar apenas de quem fica doente”, ressaltou o ministro Ricardo Barros.

A inclusão foi anunciada nesta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro (RJ), durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública (INTERCONGREPICS). Além das 10 novas inclusões, também será publicada uma portaria que definirá as diretrizes e modo de implantação dos procedimentos termalismo/crenoterapia e medicina antroposófica, que já eram oferecidas no SUS de forma experimental.

Coren-BA – O Conselho Regional de Enfermagem a Bahia (Coren-BA) possui Grupo de Trabalho sobre PICS que tem como objetivo oferecer suporte técnico aos profissionais dos diversos campos da Enfermagem. Atualmente compõem a equipe, a coordenadora Louísa Huber e as enfermeiras Simone Cardoso Passos e Ieda Silva Carvalho.

Fonte: Ministério da Saúde