- Conselho Regional de Enfermagem da Bahia - http://ba.corens.portalcofen.gov.br -

1 ano de reformulação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

 

Neste sábado (06/04), a versão mais recente do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) completa 1 ano em vigor no Brasil. O documento, regido pela Resolução 564/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), é resultado de propostas encaminhadas por diversos regionais e profissionais das categorias de Enfermagem.

Na Bahia, aconteceram pré-conferências promovidas pelo Conselho Regional de Enfermagem do estado (Coren-BA) em 8 cidades (Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Salvador). As discussões foram abertas à participação de toda a comunidade resultando em propostas de alterações que foram compiladas junto as dos demais estados em documento colocado em consulta pública.

Após a consulta pública, o Coren-BA encaminhou uma delegação de 14 profissionais, com oito delegados, para a Conferência Nacional de Ética na Enfermagem, realizada pelo Cofen em Brasília, quando a minuta do novo código foi discutida e aprovada pelos cerca de 300 delegados representantes de todos os estados brasileiros.
A presidente do Coren-BA, Maria Inez Alves de Farias, lembrou que o último código foi atualizado em 2007, há 10 anos, apontando para a necessidade de nova atualização.

 

“Hoje, temos contempladas questões como o respeito à mulher, a preocupação com o meio ambiente, o cuidado com as mídias digitais, observância ao Estatuto do Idoso e da Criança e do Adolescente e às diretrizes relacionadas à prática profissional na área de cuidados paliativos que antes não eram abordadas no código”.

Maria Inez Alves de Farias, presidente do Coren-BA

 

 

O CEPE é o instrumento que embasa legalmente a prática da enfermagem, norteando o comportamento da(o) profissional junto aos colegas e aos pacientes, através de normas, recomendações de conduta e princípios éticos e morais. O documento deve fazer parte do dia a dia da(o) profissional, orientando suas práticas e decisões para o alcance da melhor conduta.

Saiba as principais mudanças promovidas Resolução Cofen 564/2017: http://ba.corens.portalcofen.gov.br/conheca-as-principais-mudancas-do-novo-codigo-de-etica-dos-profissionais-da-enfermagem_42201.html